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Cidades Virtuais: a inovação no processo de ensinoaprendizagem universitário com a utilização do jogo SimCity
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Palavras-chave

Inovação. Processo de Ensino-aprendizagem. Tecnologias. SimCity.

Como Citar

LIRA, Pablo Silva. Cidades Virtuais: a inovação no processo de ensinoaprendizagem universitário com a utilização do jogo SimCity. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 532–549, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i2.8645826. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645826. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

No século XXI, em plena revolução tecnológica e era da informação, o Professor é cotidianamente desafiado a se reinventar e buscar formas, processos, métodos, ferramentas e recursos didático-pedagógicos cativantes e inovadores. O modelo mental do estudante contemporâneo não se satisfaz com o tradicional ensinar por meio de lousa/quadro, giz/pincel e aula expositiva. Nesse contexto, o profissional-chave da educação deve lançar mão e se apropriar das novas tecnologias, na perspectiva da inovação, para tornar o processo de ensinoaprendizagem mais eficiente e eficaz. De maneira geral, este trabalho busca trazer à luz a experiência do projeto “Cidades Virtuais”. O projeto “Cidades Virtuais” consiste na introdução planejada de uma dinâmica didático-pedagógica empreendida no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vila Velha (UVV), que possibilita a utilização do famoso jogo SimCity para favorecer a conexão dos conhecimentos teórico-conceituais com as atividades práticas em ambiente virtual. Sendo implementado desde agosto de 2014, o referido projeto está proporcionando um maior envolvimento por parte dos alunos de Arquitetura e Urbanismo da UVV, bem como uma maior difusão, compartilhamento de ideias e inserção social de práticas de ensinoaprendizagem inovadoras, na comunidade científica, o que amplia as possibilidades de aperfeiçoamento e replicação.
https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8645826
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