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Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line
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Palavras-chave

Papel do orientador. Educação on-line. Sistemas de atividades.

Como Citar

GIORDAN, Marcelo; MASSI, Luciana. Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 495–517, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i1.8646237. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646237. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, caracterizamos o trabalho de formação e acompanhamento de tutores que atuaram como orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso de Especialização em Ensino de Ciências do programa Rede São Paulo de Formação Docente oferecido pela Universidade de São Paulo. Adotamos o modelo dos sistemas de atividade para caracterizar a atividade de orientação e, a partir das respostas dos tutores a um questionário, identificamos aspectos centrais para esta análise: a autonomia para orientação, as regras do sistemas de atividades e a comunidade. Com base nessa perspectiva teórica, vários elementos indicam a criação efetiva de uma comunidade de prática que teve papel fundamental na formação do orientador e para a reestruturação de atividades fundamentais da orientação, como a escrita e a comunicação, no contexto educação on-line.
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8646237
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