Banner Portal
Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais
PDF

Palavras-chave

Crianças. Práticas culturais. Escola. Aprendizagem situada.

Como Citar

FANTIN, Mônica. Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 66–80, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i1.8647545. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647545. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

As mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com crianças sobre as práticas de multiletramentos e aprendizagens formais e informais na cultura digital, a fim de identificar e fortalecer os diálogos entre os contextos escolares e culturais com a aplicação da metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados, EAS. A investigação envolveu observações, intervenções didáticas, entrevistas e grupos focais com crianças de diferentes faixas etárias em duas escolas públicas de Florianópolis, SC/Brasil, entre 2014/2015. Análises parciais revelam que as práticas midiáticas das crianças com dispositivos móveis fora da escola, quando articuladas às propostas mídia-educativas, podem desencadear aprendizagens significativas e deslocar os protagonismos dos dispositivos em busca de novas possibilidades de autoria infantil. Práticas que  interpelam os que atuam com educação e desafiam a pensar em novas formas de mediação diante dos contornos dessa nova paisagem cultural. Neste texto discutimos os fundamentos teóricos da relação crianças, dispositivos móveis e aprendizagens, a metodologia da pesquisa com o foco na estratégia de aprendizagem learning by doing, algumas narrativas dos episódios e as considerações sobre as práticas dos estudantes com os dispositivos móveis.

https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647545
PDF

Referências

BELLAND, Louis-Philippe ; MURPHY, Richard. Technology, distraction& student performance. London: Centre for Economic Performance, 2015.

BERTHOZ, Alain. La Semplesssità. Torino: Codice, 2012.

BOYD, Danah. It’s complicated.The social lives of networked teens. London: Yale University, 2014.

BUCKINGHAM, David. (Ed.) Youth, Identity and Digital Media. Cambridge: MIT Press, 2007.

CARBOTTI, Silvia. App per l’infanzia: linee guida per una progettazione efficace. Form@re, Firenze, v. 15, n. 1, p. 159-169, 2015.

CAVICCHIOLI, Gabriela Spagnuolo. Competências audiovisuais e os novos letramentos na escola. 2015. 202f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Ed.).Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2000.

EUGENI, Ruggero. Nativi posmediali: alcuni compiti educativi dell’istruizone scolastica. OPPInformazioni, Milano, v. 42, n. 118, p. 22-29, jan./ago. 2015.

FANTIN, Monica. Perspectives on Media Literacy, Digital Literacy and Information Literacy.International Journal of Digital Literacy and Digital Competence, Cassino, v. 1 n. 4, p. 10-15, out./dez. 2010.

FANTIN, Monica. Novos Paradigmas da Didática e a Proposta Metodológica dos Episódios de Aprendizagem Situada, EAS. Educação &Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p.443-464, abr./jun. 2015. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46056/33409 . Acesso em: 25 nov. 2016.

FANTIN, Monica. Estudantes e laptop na escola; práticas e diálogos possíveis. In: QUARTIERO, Elisa Maria; BONILLA, Maria Helena Silveira; FANTIN, Monica (Orgs.) Projeto UCA:entusiasmos e encantamentos de uma política pública. Salvador: Edufba, 2015a. p. 187-238.

FANTIN, Monica. Crianças e games na escola: entre paisagens e práticas. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, Manizales, v. 13, n. 1, p. 195-208, jan./jun. 2015b. Disponível em:

http://revistalatinoamericanaumanizales.cinde.org.co/?page_id=4252 Acesso em: 25 nov. 2016.

FANTIN, Monica. Aproximações aos EAS: aprendizagens, dispositivos móveis e multiliteracies na formação de crianças, jovens e professores.SEMINÁRIO DE PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO, 5.SEMINÁRIO MULTIDEAS, 1. Florianópolis, 9 e 10 dez. 2015. Anais... Florianópolis: UFSC, 2015c. p. 10.

FANTIN, Monica. Nativos e imigrantes digitais em questão: crianças e competências midiáticas na escola. Passagens, Fortaleza,v. 7, n. 1, p. 5-26, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3652/3279 Acesso em: 25 mar. 2017.

FREINET, Celestin. La Scuola del Fare.Bergamo: Junior, 2002.

KINCHELOE, Joe. Describing the Bricolage: Conceptualizing a New Rigor in Qualitative Research.Qualitative Inquiry, [S.l], v. 7, n. 6, p. 679-692, 2001.

GARDNER, Howard; DAVIS, Katie. Generazione App. Milano: Feltrinelli, 2013.

GEE, James Paul. What videogames have to teach us about learning and literacy.New York: Palgrave MacMillan, 2007.

GOLEMAN, David. Inteligência Social. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Nuevos alfabetismos.Su práctica cotidiana y el aprendizaje en el aula.3. ed. Madrid: Ediciones Morata, 2011.

MAZUR, Erick. Peer Instruction:getting students to think in class. New York: American Institute of Pysics, 2007.

MIRANDA, Lyana T. Aproximações com a metodologia EAS no 6º Ano. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO, 5. SEMINÁRIO MULTIDEAS, 1.Florianópolis, 9 e 10 dez. 2015. Anais... Florianópolis: UFSC, 2015. p. 22-29.

MIRANDA, Lyana; FANTIN, Monica. A singularidade na multiplicidade: crianças e tecnologias móveis na escola no contexto da cultura digital. Revista Tempos e Espaços em Educação,São Cristóvão,v. 8, n. 17, p. 85-97, set./dez. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4516/3712 . Acesso em: 25 nov. 2016.

MULLER, Juliana. Aproximações com a metodologia EAS no 5º Ano. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO, 5. SEMINÁRIO MULTIDEAS, 1. Florianópolis, 9 e 10 dez. 2015. Anais... Florianópolis: UFSC, 2015. p. 30-36.

RIVOLTELLA, Pier Cesare. Fare Didattica con gli EAS.Episodi di Apprendimento Situati. Brescia: La Scuola, 2013.

RIVOLTELLA, Pier Cesare. Che cos’è un EAS:L’idea, il metodo, la didattica. Brescia: La Scuola, 2016.

SARMENTO, Manuel; PINTO, Manuel. As crianças: contextos e identidades. Braga: Centro de Estudos da Criança. Braga: Universidade do Minho,1997.

STEINBERG, Stacey, B. Sharenting: Children’s Privacy in the Age of Social Media. Forthcoming, Emory Law Journal, [S.l], Series Paper n. 16-41, p. 839-884, 7 jan. 2016 Disponível em: Document2 https://papers.ssrn.com/sol3/papers2.cfm?abstract_id=2711442 Acesso em: 15 fev. 2017.

TISSERON, Serge. 3-6-9-12 Diventare grande all’epoca degli schermi digitali. Brescia: La Scuola, 2016.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.