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Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança
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Palavras-chave

Movimento estudantil. Resistência à escola. Democratização da educação.

Como Citar

ALVIM, Davis Moreira; RODRIGUES, Alexsandro. Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, p. 75–95, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i0.8647747. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647747. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Pretende-se cartografar resistências secundaristas, indagando em que medida a construção da democracia, o aprendizado do comum e a conversação entre as diferenças podem ser suscitadas por resistências no campo educativo, especialmente na forma de coletivos, ocupações e protestos. Por meio do método cartográfico, busca-se encontrar campos de forças e potências das lutas, investigando a afirmatividade combativa e criativa das resistências. Demonstra-se que as lutas estudantis produzem contornos de um ensino, uma aprendizagem e uma convivência autônomos, envolvendo a construção de uma educação horizontal, prefigurando formas coletivas de liberdade e responsabilidade direcionadas pela horizontalidade de processos decisórios e ensaiando uma cultura educacional democrática.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647747
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