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Tamanho das classes na rede estadual paulista: a gestão da rede pública à margem das desigualdades educacionais
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Palavras-chave

Qualidade (educação). Tamanho de classe. Políticas educacionais. Direito à educação. Economia da educação. São Paulo (Estado).

Como Citar

TRAVITZKI, Rodrigo; CÁSSIO, Fernando Luiz. Tamanho das classes na rede estadual paulista: a gestão da rede pública à margem das desigualdades educacionais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, p. 159–183, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i0.8647765. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647765. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho investiga o efeito do tamanho das classes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede estadual paulista no desempenho dos estudantes na Prova Brasil, utilizando metodologias consagradas de estudos econômicos. O trabalho avalia o efeito do tamanho das classes em três estratos de nível socioeconômico (NSE) e os resultados sugerem que as políticas em vigor no estado tendem a reduzir o desempenho de dois terços dos alunos, além de aumentar a desigualdade entre os NSE. O trabalho também apresenta uma série histórica do tamanho das classes no Estado de São Paulo, identificando uma mudança de tendência a partir da Reorganização Escolar de 2015. Discute-se ainda, a partir dos resultados, a lógica da gestão regular da rede de ensino e o papel do acesso público aos dados e indicadores educacionais do estado na compreensão de políticas estruturais que operam à margem das desigualdades sociais.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647765
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