Banner Portal
Conceitos Matemáticos de Anciãos da Comunidade Explorando a Conexão entre Contextos Etnomatemáticos e práticas de aula
PDF (English)

Palavras-chave

Estudos etnomatemáticos. Jogos indígenas. Análise matemática. Vilas culturais. Aulas de matemática.

Como Citar

MOGEGE, Mosimege. Conceitos Matemáticos de Anciãos da Comunidade Explorando a Conexão entre Contextos Etnomatemáticos e práticas de aula. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 3, p. 667–686, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i3.8648368. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648368. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Os membros da comunidade possuem uma riqueza de conhecimentos em atividades indígenas e artefatos. A análise das várias atividades e dos artefatos indígenas mostra uma variedade de conceitos e processos matemáticos. Mesmo que alguns membros da comunidade não tenham frequentado a educação formal ou não tenham estudado a um nível significativamente elevado, eles são capazes de utilizar os conceitos matemáticos relacionados com facilidade na medida em que se envolvem nas atividades. Este texto identifica alguns conceitos matemáticos que estão embutidos nas atividades indígenas e mostra como a maioria dos membros da comunidade utiliza esses conhecimentos matemáticos com facilidade. O texto conclui indicando como esse conhecimento pode ser utilizado para avançar a compreensão matemática em sala de aula.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8648368
PDF (English)

Referências

BISHOP, Alan J. Mathematical enculturation: a cultural perspective on mathematics education. Dodrecht, The Netherlands: Reidel, 1988.

BORBA, Marcelo C. Ethnomathematics and education. For the Learning of Mathematics, v. 10, n. 1, p. 39-43, 1990.

CHERINDA, Marcos. The use of a cultural activity in the teaching and learning of mathematics: exploring twill weaving with a weaving board in Mozambican classrooms. Unpublished Ph.D. Thesis. Johannesburg, South Africa: University of the Witwatersrand, 2002.

DOUMBIA, Salimata. Mathematics in traditional African games. In KEITEl, Christine (Ed.). Mathematics, education, and society. Science and Technology Education Document Series 35. Paris, France: UNESCO, 1989.

GERDES, Paulus. Ethnomathematics and education in Africa. Institute of International Education. Stockholm, Sweden: Stockholm Universitet, 1995.

GERDES, Paulus. Geometry from Africa: mathematical and educational explorations. Washington, DC: The Mathematical Association of America, 1999.

GIBBS, William; SIHLABELA, Mprophet. String figures. Mathematics in school, v. 25, n. 3, p. 24–27, 1999.

ISMAEL, Abdulcarimo. An ethnomathematical study of Tchadji: about a mancala type board game played in Mozambique and possibilities for its use in mathematics education. Unpublished Ph.D. Thesis. Johannesburg, South Africa: University of the Witwatersrand, 2002.

LARIDON, Paul, MOSIMEGE, Mogege; MOGARI, David. Ethnomathematics research in South Africa. In VITHAL, Renuka; ADLER, Jill; KEITEL, Christine (Eds.). Researching mathematics education in South Africa: perspectives, practices and possibilities. Chicago, IL: HSRC Press, 2004. pp. 133-162.

MAPAPA, Abelio. Children’s games/toys for mathematics education: the case of Mozambique. In Kjaergard, Tore; Kvamme, Aasmund; Linden, Nora (Eds.). Proceedings of the Third International Conference of the Political Dimensions of Mathematics Education. Bergen, Norway: Caspar-Forlag, 1995.

MOGARI, David. An ethnomathematical approach to the teaching and learning of some geometrical concepts. Unpublished Doctoral Thesis. Johannesburg, South Africa: University of the Witwatersrand, 2002.

MOSIMEGE, Mogege D. Exploration of the games of Malepa and Morabaraba in South African secondary school mathematics education. Unpublished PhD Thesis. University of the Western Cape, 2000.

MOSIMEGE, Mogege D. The use of games in mathematics classrooms. In Sanders, M. (Ed.). Proceedings of SAARMSE 5. Johannesburg, South Africa: University of the Witwatersrand. 1997.

MOSIMEGE, M.; ISMAEL, A. Ethnomathematical studies on Indigenous games: examples from Southern Africa. In F Favilli (Ed.). Ethnomathematics and Mathematics Education. Proceedings of the Discussion Group 15 of the 10th International Congress on Mathematics Education. Pisa, Italy: University of Pisa, 2004.

MOSIMEGE Mogege D. Methodological challenges in doing ethnomathematical research. International Journal of African Renaissance Studies – Multi-, Inter- and Transdiciplinary, v. 7, n. 2, p. 59-78, 2012.

NKOPODI, Nkopodi; MOSIMEGE, Mogege D. Incorporating the Indigenous Game of

Morabaraba in the Learning of Mathematics. South African Journal of Education, v. 29, p. 377-392, 2009.

ZASLAVSKY, Claudia. Africa counts: number and pattern in African cultures. Chicago, IL: Lawrence Hill Books, 1999.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.