Banner Portal
Blindness and science conceptualization
PDF

Keywords

Visual impairment
Special education
Physical phenomena
Inclusive education.

How to Cite

VERASZTO, Estéfano Vizconde; CAMARGO, José Tarcísio Franco de; SILVA, Elisa Ramos da; CAMARGO, Eder Pires de. Blindness and science conceptualization: the perception of basic education teachers and students. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 435–458, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i2.8650633. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650633. Acesso em: 3 jul. 2024.

Abstract

This paper presents the results of a research with the objective of understanding how the process of science conceptualizing occurs from the perspective of congenitally blind students and teachers or specialists in visual impairment. It is a qualitative research in which the information was collected in real scenarios to understand the meaning of physical phenomena to the surveyed subjects. The survey was elaborated considering that although concepts and sensitive phenomena are interrelated by their meanings, they are parts of different categories of consciousness. To facilitate the analysis, the answers were grouped into three topics: “congenital blindness and scientific work,” “congenial blindness and the nature of light,” and “congenital blindness, concepts and scientific phenomena.” The results demonstrate that in a world dominated by sight, it’s natural to establish associations of dependence between sight and thinking capacity, knowledge, study and work—in such a way that those who are visually impaired are considered incapable of performing these functions.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650633
PDF

References

ANDRADE, Évelyn Marcia. Utilização da didática multissensorial no ensino de física para alunos deficientes visuais. Dissertação (mestrado Ensino de Ciências e Matemática) CEFET/RJ, 2011.

BACHELARD, Gaston. A epistemologia. Lisboa: Edições 70, 2000.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3.ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Censo escolar. Brasília: INEP, 2015. Disponível em: http://inep.gov.br/censo-escolar . Acesso em: 30 mar. 2017.

BRASIL. Decreto 5.296/2004. Disponível em: http://www.prograd.ufu.br/legislacoes/decreto-no-529604-de-02-de-dezembro-de-2004-acessibilidade Acesso em: 20 abr. 2017.

CAMARGO, Eder Pires. Ensino de ciências e inclusão escolar: investigações sobre o ensino e a aprendizagem de estudantes com deficiência visual e estudantes surdos. Curitiba: CRV, 2016.

CAMARGO, Eder Pires. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física. São Paulo: Unesp, 2012a.

CAMARGO, Eder Pires. O perceber e o não perceber: algumas reflexões acerca do que conhecemos por meio de diferentes formas de percepção. In: MASINI, E.F.S. (Org.). Perceber: raiz do conhecimento. São Paulo: Vetor, 2012b.

CAMARGO, Eder Pires. Ensino de óptica para alunos cegos: possibilidades. Curitiba-PR: CRV, 2011a.

CAMARGO, Eder Pires. Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia. Revista Interciência & Sociedade, v. 1, p. 9-17, 2011b.

CAMARGO, Eder Pires. A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica. Ciência e Educação, Bauru, v. 16, n. 1, p. 259-275, 2010.

CAMARGO, Eder Pires. Ensino de física e deficiência visual - Dez anos de investigações no Brasil. São Paulo: Plêiade, 2008.

CAMARGO, Eder Pires; NARDI, Roberto. Contextos comunicacionais adequados e inadequados à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Mecânica. Ensaio. Belo Horizonte, v.12, n.02, p.27-48, 2010.

CAMARGO, Eder Pires; NARDI, Roberto. O emprego de linguagens acessíveis para alunos com deficiência visual em aulas de óptica. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.14, n. 3, p.405-426, 2008a.

CAMARGO, Eder Pires; NARDI, Roberto; CORREIA, José Nivaldo. A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna. Rev. Bras. Pesquisa em Educação em Ciências, v.10, n.2, 2010.

CAMARGO, Eder Pires; NARDI, Roberto; MIRANDA, Nonato Assis; VERASZTO, Estéfano Vizconde. Contextos comunicacionais adequados e inadequados à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de óptica. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, p. 98-122, 2009.

CAMARGO, Eder Pires; NARDI, Roberto; VIVEIROS, Edval Rodrigues; VERASZTO, Estéfano Vizconde. Adequate and inadequate communicational contexts for the inclusion of visually impaired students in electromagnetism classes. Journal of Emerging Trends in Educational Research and Policy Studies, Manchester: Scholarlink Research Institute Journals, v. 4/3, p. 413-423, 2013.

GALEFFI, Dante Augusto. O que é isto - a fenomenologia de Husserl? Ideação, Feira de Santana, n.5, p.13-36, jan./jun. 2000.

GASPARIN, João Luiz. A construção dos conceitos científicos em sala de aula. Disponível em: http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/41/A%20constru%C3%A7%C3%A3o%20dos%20conceitos%20cient%C3%ADficos%20em%20sala%20de%20aula.pdf. Acesso em: 22 abr. 2017.

GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, Tomaz Tadeu; GENTILI, Pablo. (Orgs.). Escola S.A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, DF: CNTE, 1996, p. 9-49.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo: Martin Claret, 2009.

LEONARDI, Jan Luiz. Breves considerações sobre a concepção do objeto de estudo da Psicologia para Wundt e para Brentano. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 1-15, abr. 2011

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, Lev Semenovitch, LURIA, Alexander Romanovich, LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Cortez, 1988.

MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Impasses sobre o Conhecer e o Ver. In: O perceber e o relacionar-se do deficiente visual: orientando professores especializados. Brasília, DF: CORDE, 1994.

NUNES, Sylvia; LOMÔNACO, José Fernando Bitencourt. O aluno cego: preconceitos e potencialidades. Rev. Sem. Assoc. Brasil. Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 14, n. 1, p.55-65, jan./jun. de 2010.

OMOTE, Sadao. Deficiência e não deficiência: recortes do mesmo tecido. Marília: UNESP, 1989). (mimeo)

SCHROEDER, Edson. Conceitos espontâneos e conceitos científicos: o processo da construção conceitual em Vygotsky. Atos de Pesquisa em Educação. PPGE/ME FURB. v. 2, n.2, p. 293-318, maio/ago. 2007.

VERASZTO, Estéfano Vizconde; CAMARGO, Eder Pires; MIRANDA, Nonato Assis; CAMARGO, José Tarcísio Franco. Professores em formação em ciências da natureza: um estudo acerca da atuação de cegos congênitos em atividades científicas. Formação Docente, v.6, p.69-86. 2014.

VERASZTO, Estéfano Vizconde; CAMARGO, Eder Pires. Cegueira congênita e trabalho científico: um estudo sobre a percepção de professores em formação em Ciências da Natureza. SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA - SNEF, 21. Uberlândia, 2015. Anais do […]. Uberlândia, MG: SBF, 2015.

VERASZTO, Estéfano Vizconde; CAMARGO, Eder Pires; CAMARGO, José Tarcísio Franco. A percepção de licenciandos na área de Ciências da Natureza acerca da compreensão do conceito de luz por cegos congênitos. ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA - EPEF, 16. Natal, RN, 2016. Anais do […]. Natal-RN: SBF, 2016a.

VERASZTO, Estéfano Vizconde; CAMARGO, Eder Pires; CAMARGO, José Tarcísio Franco. A visão como requisito para conhecimento de fenômenos físicos: um estudo da opinião de licenciandos. ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA - EPEF, 16. Natal, RN, 2016. Anais do […]. Natal-RN: SBF, 2016b.

VERASZTO, Estéfano Vizconde; CAMARGO, Eder Pires; CAMARGO, José Tarcísio Franco. Trabalho científico por cegos congênitos: análise das respostas de licenciandos em cursos da área de ciências da natureza. ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA - EPEF, 16. Natal, RN, 2016. Anais do […]. Natal-RN: SBF, 2016c.

VERASZTO, Estéfano Vizconde; CAMARGO, Eder Pires; CAMARGO, José Tarcísio Franco. Cegueira congênita e a natureza da luz: análise estatística textual da percepção de professores em formação. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10. Águas de Lindóia, SP., 2015. Anais do [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Fundamentos de defectologia. Obras completas. Tomo V. Havana: Pueblo y Educación, 1997.

The ETD - Digital Thematic Education uses the Creative Commons license (CC), thus preserving the integrity of the articles in an open access environment.

Downloads

Download data is not yet available.