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Pistas para um agir criançável nas experiências de conflito
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Palavras-chave

Infância. Conflito e educação. Escola. Sociologia da infância.

Como Citar

VICENTIN, Maria Cristina Gonçalves; GRAMKOW, Gabriela. Pistas para um agir criançável nas experiências de conflito. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 368–390, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i2.8650659. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650659. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O campo discursivo da ‘indisciplina’, do ‘conflito’ e da violência na escola’ tem sido estratégico para colocar em análise as tensões e os paradoxos que se efetuam no cotidiano escolar, especialmente no tocante às relações de poder adulto-criança.  Nesse âmbito, temos visto serem privilegiadas respostas pautadas em lógicas individualizantes, punitivas, judicializantes e medicalizantes, que fragilizam a sustentação dos espaços públicos na escola, bem como o exercício coletivo e compartilhado de análise da produção desses modos de funcionamento escolar e da variabilidade e singularidade de seus processos. Este artigo busca discutir algumas pistas ético-políticas para dispor no território escolar, em diálogo com aportes da sociologia da infância, visando a experimentação de outras temporalidades e sentidos para as experiências conflituosas, tendo como nortes a legitimidade do agir político de crianças e adolescentes e a utopia ativa de uma escola justa e democrática. Para tanto, nos valeremos da apresentação de vinhetas do cotidiano escolar que nos permitirão evidenciar a potência analisadora das insurgências das crianças e adolescentes assim como certas linhas de produção do descriançável ou do criançável.
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650659
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