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Quando as escolas públicas se põem à prova da inclusão escolar: sobre as artes de fazer o comum - plural - nas escolas, em busca do justo.
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Palavras-chave

Educação. Sociologia.

Como Citar

SCHILLING, Flávia Inês; RESENDE, José Manuel. Quando as escolas públicas se põem à prova da inclusão escolar: sobre as artes de fazer o comum - plural - nas escolas, em busca do justo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 301–304, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i2.8651992. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651992. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

As políticas públicas no domínio da educação estão hoje munidas de ações públicas cheias de boas intenções. Entre muitas ações públicas destacamos dois princípios que desde a institucionalização da escola pública têm animado o debate político nacional e internacional. Um está ligado à igualdade de oportunidade escolar para todos; o segundo está associado à escolaridade obrigatória para todos os alunos em idade escolar. Contudo, a aplicação destes dois princípios ainda estão aquém da sua concretização pública. As taxas de reprovação e do abandono ou da evasão escolares ainda são elevadas. É o que têm acontecido quer no Brasil, quer em Portugal. Neste sentido a escola para todos é ainda uma miragem. Há uma percentagem de alunos que na idade escolar não completam a escolaridade obrigatória que tem estado a ser prolongada pelas políticas públicas.
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8651992
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Referências

Trata-se de editorial de apresentação do dossiê Brasil/Portugal

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