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Estilos de aprendizagem e construção do conhecimento na modalidade de educação a distância
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Processo de Ensino-Aprendizagem
Kaingang
Inventário de estilos de aprendizagem
Educação a distância

Como Citar

PEREIRA, Luísa Pavlick; COSTA, Márcia Rosa da; CAZELLA, Sílvio Cesar. Estilos de aprendizagem e construção do conhecimento na modalidade de educação a distância: contribuições ao debate. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 4, p. 956–975, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i4.8663876. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8663876. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

No século XXI, dado o seu potencial de abrangência geográfica, a Educação a Distância (EaD) tem sido utilizada como meio capaz de ampliar a formação de profissionais da área da saúde em diversas áreas do país. Considerando a capilaridade e seu potencial educacional, urge compreender como ocorrem os processos de ensino e, fundamentalmente, de aprendizagem nesta modalidade. Para tanto, recorremos à literatura sobre o processo de ensino presencial e à distância para tecer nossa reflexão e análise. Este estudo caracterizou-se como transversal, de natureza descritiva/explicativa, com abordagem mista e buscou correlacionar os estilos de aprendizagem (EA) às ferramentas presentes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Consideramos que é essencial que os alunos analisem as possibilidades de estudo e interações presentes no AVA para que possam se apropriar do percurso formativo e ganhem autonomia para traçar e/ou eleger suas estratégias de estudo. A combinação de autoconhecimento com o conhecimento do ambiente virtual de aprendizagem é a melhor equação para o bom aproveitamento dos estudos na modalidade em EaD. Por fim, conhecer os estilos de aprendizagem dos alunos torna-se um recurso essencial para que professores e tutores possam prover mecanismos mais significativos de construção do conhecimento em plataformas como o Moodle. Conclui-se que conhecer o estilo de aprendizagem do aluno é importante; no entanto, é apenas um dos muitos recursos que podem contribuir para a construção do conhecimento no AVA.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8663876
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