Banner Portal
Changes and permanence in early childhoo education management in Reggio Emilia
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Reggio Emilia
Childhood education
Education management
Hybridization
Social participation

How to Cite

CORREIA, Maria Aparecida Antero. Changes and permanence in early childhoo education management in Reggio Emilia. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023063, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8672120. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672120. Acesso em: 18 may. 2024.

Abstract

Much of the Italian prestige in early childhood education, comes from the Emilia-Romagna, specifically from the city of Reggio Emilia, recognized for its innovative pedagogical proposals with participatory and democratic management. Italian early childhood education is divided between nidi d'infanzia (0 to 3 – kindergartens) and scuole dell'infanzia (3 to 6 – preschools). Only from 2017, day care centers became part of the education area, with the creation of the Integrated System for 0 to 6 years. This picture differs from the Brazilian reality, which has incorporated the day care center in the education system already in the Constitution of 1988 and in the LDB of 1996. In Italy, children's access to early childhood education institutions is still restricted, mainly due to the high monthly fees charged in the 0-3 years’ stage, which may be public but not free. Based on document analysis, this article presents the configuration of education from 0 to 6 years old in Reggio Emilia, with data on meeting demand, amounts paid by families and the new configurations for managing its system, through a process called hybridization. The study concludes that despite its propagated quality, it is still necessary a long way to guarantee the right of the children to education.  There is a differentiated process resulting from the history of struggle and resistance of its population, which can be a counterpoint to the traditional processes of privatization.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8672120
PDF (Português (Brasil))

References

ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas; PINTO, José Marcelino Rezende. Privatização da educação na América Latina. Apresentação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134, p. 11-15, jan./mar. 2016.

BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001.

BALL, Stephen J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. 2. reimp. São Paulo: Cortez, 2011. p. 21-53.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 10 out. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Lei n.o 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 10 out. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Lei n.o 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 10 out. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Lei n.o 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei n o 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis n os 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm Acesso em: 10 out. 2023.

BONDIOLI, Anna. Projeto pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociada. Campinas: Autores Associados, 2004.

CAGLIARI, Paola; GIUDICI, Claudia; RINALDI, Nando; VECCHI, Vea. Partecipazione e gestione sociale. Reggio Emilia: Reggio Children, 2021. E-book. (Tacuini IV).

CAMPIONI, Lorenzo; MARCHESI, Franca. Presentazione. In: CAMPIONI, Lorenzo; MARCHESI, Franca (org.). La strada maestra. Tracce di storia delle scuole comunali dell’infanzia nei Comuni capoluogo dell’Emilia-Romagna. Bolonha: Zeroseiup, 2018. p. 15-19.

CARDOSO, Clementina Marques. O público no privado e o privado no público em Portugal de na Inglaterra. In: ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas; PERONI, Vera (org.). O público e o privado na educação. Interfaces entre Estado e sociedade. São Paulo: Xamã, 2005. p. 81-117.

COMUNE DI REGGIO EMILIA. Carta dei consigli infanzia città. 2002. Disponível em: http://www.scuolenidi.re.it/allegati/cartaconsigliweb.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.

COMUNE DI REGGIO EMILIA. Nidi e Scuole dell'infanzia. 2018. Disponível em: http://www.scuolenidi.re.it/MappaAsiliScuole.jsp?ordina=si Acesso em: 15 jan. 2023.

COMUNE DI REGGIO EMILIA. Regolamento Istituzione Scuole e Nidi D’infanzia. 2021. Disponível em: http://www.scuolenidi.re.it/allegati/registituzione.pdf Acesso em: 13 fev. 2021.

COMUNE DI REGGIO EMILIA. Informazioni sulle norme relative alla frequenza e alle rette nei nidi d’infanzia comunali anno scolastico 2022/2023. 2022a. Disponível em: http://www.scuolenidi.re.it/Sezione.jsp?titolo=Scuole%20dell%27Infanzia%20Comunali%20-%20Materiali%20avvio%20anno%20scolastico&idSezione=378 Acesso em: 14 jan. 2023.

COMUNE DI REGGIO EMILIA. Informazioni sulle norme relative alla frequenza e alle rette nelle scuole dell’infanzia comunali anno scolastico 2022/2023. 2022b. Disponível em: https://www.comune.re.it/servizi/educazione-e-formazione/scuole-e-sezioni-primavera-autonome-aderenti-alla-fism/scuole-dellinfanzia-comunali-e-convenzionate-rette Acesso em: 14 jan. 2023.

COMUNE DI REGGIO EMILIA. Informazioni sulle norme relative alle rette nelle scuole d'infanzia statali anno scolastico 2022/2023. 2022c. Disponível em: https://www.comune.re.it/servizi/educazione-e-formazione/scuole-e-sezioni-primavera-autonome-aderenti-alla-fism/scuole-dellinfanzia-statali-rette Acesso em: 14 jan. 2023.

CON I BAMBINI; OPENPOLIS. Il Pnrr e la povertà educativa. Le misure del piano nazionale di ripresa e resilienza su 3 aspetti chiave: asili nido, edilizia scolastica e riduzione dei divari educativi. 2022. Disponível em: https://www.conibambini.org/2022/12/13/rischio-asili-fantasma-a-sud-e-nelle-aree-interne/ Acesso em: 14 jan. 2023.

CORRÊA, Bianca Cristina. Considerações sobre qualidade na Educação Infantil. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], n. 119, p. 85-112, jul. 2003.

CORREIA, Maria Aparecida Antero. A educação da criança pequena na região da Emilia-Romagna na Itália: um estudo sobre organização, gestão e financiamento. 2021. Tese (Doutorado em Educação) ‒ Programa de Pós-Graduação Estado, Sociedade e Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

CORREIA, Maria Aparecida Antero; MESSETTI, Giuseppina. Creches e Pré-Escolas no Sistema de Educação Italiano: considerações sobre a história, as decisões e os recursos financeiros. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação, [S. l.], v. 12, n. 3, páginas, 01-16 2022.

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança. A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, 2016a. v. 1.

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. Introdução: origens e pontos iniciais. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança. A experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016b. p. 23-43. v. 2.

FARIA, Ana Lucia G. Impressões sobre as creches no norte da Itália: bambini si diventa. In: ROSEMBERG, Fulvia; CAMPOS, Maria Malta (org.). Creches e pré-escolas no Hemisfério Norte. São Paulo: Cortez: Fundação Carlos Chagas, 1994.

FARIA, Ana Lucia G. Loris Malaguzzi e os direitos das crianças pequenas. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Apezzato (org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 50-75.

GARDNER, Howard. Prefácio. Perspectivas complementares sobre Reggio Emilia. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança. A experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 13-16. v. 1.

ISTITUTO NAZIONALE DI STATISTICA. Offerta di nidi e servizi integrativi per la prima infanzia. Anno Educativo 2020/2021. 2022. Disponível em: https://www.istat.it/it/

archivio/276361 Acesso em: 14 jan. 2023.

ISTITUTO NAZIONALE DI STATISTICA. Dati. 2023. Disponível em: http://dati.istat.it Acesso em: 24 jan. 2023.

ITÁLIA. Lei n.o 1044, de 6 de dezembro de 1971. Piano quinquennale per l’istituzione di asili-nido comunale con il concorso dell’ Stato. Gazzetta Ufficiale, n. 316, 15 dez. 1971. Disponível em: https://www.gazzettaufficiale.it/eli/id/1971/12/15/071U1044/sg Acesso em: 10 out. 2023.

ITÁLIA. Lei n.o 107, de 13 de julho de 2015. Riforma del sistema nazionale di istruzione e formazione e delega per il riordino delle disposizioni legislative vigenti. Gazzetta Ufficiale. Disponível em: https://www.gazzettaufficiale. it/eli/id/2015/07/15/15G00122/sg Acesso em: 8 ago. 2020.

ITÁLIA. Decreto n.o 65, de 13 de abril de 2017. Istituzione del sistema integrato di educazione e di istruzione dalla nascita sino a sei anni. Gazzetta Ufficiale, n. 112, 16 maio 2017. Disponível em http://www.gazzettaufficiale.it/eli/id/2017/05/16/17G00073/sg Acesso em: 5 maio 2018.

ITÁLIA. Dipartamento per le politiche della famiglia. Manuale dei servizi educativi per l’infanzia – Programmare, progettare e gestire per la qualitá del sistema integrato. 2019. Disponível em: https://www.minori.gov.it/it/minori/manuale-dei-servizi-educativi-linfanzia-quarta-edizione Acesso em: 12 set. 2020.

ITÁLIA. Ministero dell’istruzione. Decreto ministeriale n.o 334, de 22 novembro de 2021. Linee pedagogiche per il sistema integrato zerosei. [S. l.]: Ministero dell’istruzione, 2021. Disponível em: https://www.miur.gov.it/

web/guest/-/decreto-ministeriale-n-334-del-22-novembre-2021 Acesso em: 14 jan. 2023.

LIMA, Licínio C. Privatização lato sensu e impregnação empresarial na gestão da educação pública. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 129-144, jan./abr. 2018.

MANTOVANI, Susanna. Incontri, confronti, dissensi, nostalgie (con una postilla). In: PLANILLO, Alfredo H. (org.). Loris Malaguzzi. Una biografia pedagogica. 2. ed. Lombardia: Edizioni Junior, 2020.

NERI, Stefano. I servizi per l’infanzia comunali nella crisi e il caso del Comune di Bologna. 2015. Disponível em: https://www.secondowelfare.it/rapporti/2r2w/capitolo-7.html Acesso em: 6 fev. 2021.

NERI, Stefano. Garantire i servizi nella crisi. I processi di ibridazione dei servizi comunali per l’infanzia. Politiche Sociali, Bolonha, n. 3, p. 441-458, 2016.

NERI, Stefano. La fondazione Cresci@amo del comune di Modena. 2012a. Disponível em: https://www.secondowelfare.it/enti-locali/-la-fondazione-per-le-scuole-dellinfanzia-di-modena.html Acesso em: 1 fev. 2021.

NERI, Stefano. L'innovazione istituzionale al tempo della crisi: la fondazione per le scuole dell’infanzia di Modena. 2012b. Disponível em: https://www.secondowelfare.it/governi-locali/enti-locali/la-fondazione-per-le-scuole-dellinfanzia-di-modena/ Acesso em: 1 fev. 2021.

PERONI, Vera M. Vidal. Implicações da relação público-privado para a democratização da educação no Brasil. In: PERONI, Vera M. Vidal (org.). Diálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público e o privado na educação. São Leopoldo: Oikos, 2015.

PICCININI, S.; GIUDICI, C. Reggio Emilia: uma cidade em transformação. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança. A experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 103-112. v. 2.

PLANILLO, Alfredo H. Loris Malaguzzi. Una biografia pedagogica. 2. ed. Lombardia: Edizioni Junior, 2020.

PUTNAM, Robert. D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2005.

REGIONE EMILIA-ROMAGNA. Servizio Politiche sociali e socio educative. Rapporto informativo sull’offerta educativa 0-6 in Emilia-Romagna dati dell’anno educativo e scolastico 2018-2019. 2020. Disponível em:. https://sociale.regione.emilia-romagna.it/documentazione/pubblicazioni/prodotti-editoriali/2020/rapporto-informativo-sullofferta-educativa-0-6-in-emilia-romagna Acesso em: 25 jan. 2021.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e prender. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

ROSETTI, Anna; PASSARINI, Gino. Politiche regionali per le scuole dell’infanzia. In: CAMPIONI, Lorenzo; MARCHESI, Franca (org.). La strada maestra. Tracce di storia delle scuole comunali dell’infanzia nei comuni capoluogo dell’Emilia-Romagna. Bolonha: Zeroseiup, 2018. p. 47-58.

SABATINELLI, Stefania. Politiche per crescere. La prima infanzia tra cura e investimento sociale. Bolonha: Il Mulino, 2016.

UNIVERSO ON LINE. Cotações. 2023. Disponível em: https://economia.uol.com.br/cotacoes/cambio/ Acesso em: 2 out. 2023.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Download data is not yet available.