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Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade
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Palavras-chave

Gestão escolar. Formação continuada de educadores. Papel da universidade.

Como Citar

MELLO, Lucrécia Stringhetta; MAIA, Graziela Zambão Abdian. Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 52–73, 2009. DOI: 10.20396/etd.v11i1.917. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/917. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O artigo refere-se à análise de processos de formação continuada de profissionais educadores que atuam na gestão do ensino fundamental e educação infantil em dois municípios de estados brasileiros diferentes, sendo um do Mato Grosso do Sul e outro de São Paulo. Ambos envolveram docentes e discentes das universidades públicas dos dois estados (UNESP e UFMS), tiveram suas ações analisadas no momento em que completaram dois anos e envolveram atividades de ensino, pesquisa e extensão. O texto realiza uma introdução, expondo e analisando o contexto atual dos estudos em Administração escolar e segue com a apresentação dos referenciais teórico-metodológicos das duas práticas, evidenciando suas similaridades e especificidades. Posteriormente, analisa os resultados parciais dos trabalhos, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e, sobretudo, das práticas cotidianas dos sujeitos envolvidos.

https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.917
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