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Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes
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Palavras-chave

Leitura. Funções da leitura. Motivação para a leitura.

Como Citar

PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa; CARVALHO, Maria Gomes de. Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, p. 273–293, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10in.esp.945. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/945. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Valorações de cunho afetivo e social dinamizam as relações cognitivas, que cada indivíduo mantém com as produções e artefatos de sua cultura. Respondem, ainda, pela importância e motivação para lerem. O presente trabalho objetivou identificar as funções que professores do Ensino Médio atribuem à leitura. Contamos com a participação de 14 professores de uma escola pública, que oportuniza a formação de professores para os anos iniciais da Educação Básica. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Funções de Leitura, proposta por Greaney e Newman (1990). Constatou-se que as funções de leitura mais valorizadas foram as de: aprendizagem; lazer; utilidade; estímulo. A análise das correlações, pela valoração atribuída pelos participantes às funções da leitura, apontou oito significativas que se distribuíram de -0,64 a +0,75. As relações mais fortes foram registradas entre lazer e as funções de estímulo e fuga e entre aprendizagem e estímulo. O conjunto dos resultados obtidos reafirma a força das condições de vivência em um dado contexto sócio-histórico, usando-se como parâmetro os resultados da última pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro. São assinalados alguns dos possíveis efeitos gerados para a motivação dos alunos para lerem, bem como assinaladas algumas limitações do presente trabalho e sugeridas possibilidades que as contornem para futuros trabalhos. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..945
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