Banner Portal
Alteridade como princípio para a formação de professores
PDF

Palavras-chave

Tecnologias em educação. Estruturas pedagógicas. Formação de professores.

Como Citar

CAMPOS, Gilda Helena Bernardino de. Alteridade como princípio para a formação de professores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 271–290, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i2.989. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/989. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta os pressupostos, a fundamentação pedagógica e a estrutura do curso de especialização- pós-graduação lato sensu - em Tecnologias em Educação oferecido em sua primeira versão para 1 400 professores da rede estadual e municipal do país. O artigo ainda aponta para as estruturas pedagógicas utilizadas no curso e como estas apresentam o conteúdo gerador e, a partir daí, a formação da comunidade de aprendizagem mediada pelo professor- tutor, um dos atores do processo de desenvolvimento do curso. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.989
PDF

Referências

BARROS, G. C. O Método de Trabalho dos Assessores de Tecnologia na Educação da Secretaria de Estado de Educação do Paraná no ano de 2007. In: XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SIBIE 2008), 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Sociedade Brasileira de Computação, 2008.

CHRISTO, F. B. LIB NIO, C. A. Alteridade. Disponível em: http://www.adital.com.br/site/noticia2.asp?lang=PT&cod=7063. Acesso em: 23 nov.2008.

FAGUNDES, L. C. A formação de professores na licenciatura presencial e na licenciatura a distância: semelhanças e diferenças. In: FAGUNDES, L. C. Desafios da Educação a distância na Formação de Professores. Brasília: Secretaria de Educação a Distância. 2006.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 11.ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra. 2001.

MORAES, M. C. Educação a distância e a ressignificação dos paradigmas educacionais: fundamentos teóricos e epistemológicos. In: MORAES, M. C.; PESCE, L.; BRUNO, A. (Orgs.) Pesquisando fundamentos para novas práticas na educação on line. São Paulo, SP: RG Editores. 2008.

OLIVEIRA, M. A. Ética e Técnica. (Palestra proferida no Workshop Informática na Escola). Rio de Janeiro, RJ: CSBC, 2006

OLIVEIRA, M. A. O positivismo tecnológico como forma da consciência contemporânea. In: OLIVEIRA, M. A. A filosofia na crise da modernidade. 3.ed. São Paulo, SP: Loyola, 2001, p. 73-83.

SILVA, M. S. Aprova Brasil: Observando e ouvindo a escola, na perspectiva do direito de aprender. In: GATTI, B. (Org.). Construindo caminhos para o sucesso escolar. Brasília: UNESCO; Inep/MEC; Consed; Undime, 2008

WAISELFISZ, J. J. Lápis, borracha e teclado: tecnologia da informação na educação. Brasil e América Latina. Brasília: Rede de Informação Tecnológica Latino-americana (RITLA), 2007.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.