Banner Portal
Imagens insensatas infantis
PDF

Palavras-chave

Educação

Como Citar

ZANFELICE, Camila Cilene. Imagens insensatas infantis. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, p. 282–290, 2009. DOI: 10.20396/etd.v9i0.1059. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1059. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Uma câmera filmadora em uma escola de educação infantil, deslizando por entre as mãos de algumas crianças, produzindo imagens durante períodos e espaços de brincar, na realização de uma pesquisa de mestrado, cujo procedimento metodológico consistiu na entrega de uma câmera filmadora às crianças, solicitando que elas próprias filmassem suas brincadeiras, com o objetivo de produzir uma experiência de pesquisa específica de produção de imagens com crianças, e experimentar formas de pensar as crianças, o brincar, e a infância, com as imagens produzidas. Possibilidade de inventar linhas de fuga latejantes no pensamento, e nas invenções, com movimentos de esquecimento, esvaziamento e transbordamento, desorganização, desfiguração. Potências que afetam e modificam (ou não). Uma aposta.

https://doi.org/10.20396/etd.v9i0.1059
PDF

Referências

AMORIM, A. C. R. Fotografia, som e cinema como afectos e perceptos no conhecimento da escola. Revista Teias, Rio de Janeiro, ano 8, n. 15-16, jan/dez, 2007.

BIRMAN, J. Os signos e seus excessos. A clínica em Deleuze. In: ALLIEZ, E. (Org). Gilles Deleuze: uma vida filosófica. São Paulo: Ed. 34, 2000. (Coleção TRANS).

DELEUZE, G. A imagem-tempo. Cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 1990.

DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1995.

DELEUZE, G. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. (Estéticas).

DELEUZE, G. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia. (vol.3). Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

DELEUZE, G. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia. (vol.3). Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

FONSECA, T. M. G. Imagens que não agüentam mais. Episteme, Porto Alegre, n.20, p. 101 – 110, jan./jun. 2005.

LARROSA, J. Tecnologías do eu e educação. In: SILVA, T. T. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.

PARENTE, A. (org.) Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

ROLNIK, S. Subjetividade em obra. Lygia Clark, artista contemporânea. Disponível em: http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Subjemobra.pdf. Acesso em: 03 out. 2007.

VASCONCELLOS, J. Deleuze e o cinema. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2006.

WUNDER, A. Foto quase grafias: o acontecimento por fotografias de escolas, 2008. 127 fl. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

ZOURABICHVILI, F. O vocabulário de Deleuze. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004. [Digitalização e disponibilização da versão eletrônica: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Estadual de Campinas: cienti.ifch@gmail.com]

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.