Banner Portal
Um diálogo possível entre arte e ciência: a literatura nas aulas de metodologia de pesquisa
PDF

Palavras-chave

Interdisciplinaridade. Metodologia de pesquisa. Literatura. Ciência. Educação superior.

Como Citar

PACHANE, Graziela Giusti. Um diálogo possível entre arte e ciência: a literatura nas aulas de metodologia de pesquisa. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 90–105, 2010. DOI: 10.20396/etd.v8i1.1110. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1110. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é oferecer uma introdução às reflexões sobre verdade e ciência a partir da abordagem de textos literários, promovendo uma interlocução entre arte e ciência, entre literatura e metodologia da pesquisa (em especial, em educação). Inspirado por uma poesia de Drummond, um conto de Machado de Assis e um romance contemporâneo, de autoria de Lia Neiva, o texto aponta a literatura como forma de se abordarem temas complexos das ciências, como a noção de verdade e realidade, com estudantes de graduação. Introduz, ainda que de modo breve, uma interlocução com produções artísticas variadas – desde imagens com ilusões de ótica até filmes e seriados televisivos – no intuito de tornar as experiências em metodologia de pesquisa mais dinâmicas, mais atraentes e esclarecedoras. Ao final do texto, somos levados a uma reflexão acerca das possibilidades e dos limites da leitura da realidade propiciada por nossas experiências científicas e literárias, bem como de suas interpretações, realizadas/escolhidas segundo nossos caprichos, nossas miopias e nossas ilusões, numa referência direta ao poema “A porta da verdade” de Carlos Drummond de Andrade. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i1.1110
PDF

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond. A porta da verdade. In: Alguma Poesia. Rio de Janeiro: Record, 2001. (disponível em http://memoriaviva.digi.com.br/drummond/poema072.htm. Acesso em 20-11-2005).

ASSIS, Machado. Missa do Galo. In: CAVALCANTE, Djalma. Contos completos de Machado de Assis. Ed. UFJF, 2000. (conto também disponível no site http://www.biblio.com.br/Templates/MachadodeAssis/missadogalo.htm. Acesso em 20-11-2005).

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 4a. Ed. São Paulo: Ática, 1995.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana – danças, piruetas e mascaradas. 3a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

LISPECTOR, Clarice. Um sopro de vida: pulsações. São Paulo: Rocco, 1999.

NEIVA, Lia. A gata do rio Nilo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

PACHANE, Graziela Giusti Pachane. Reflexões acerca do trabalho na disciplina Metodologia da Pesquisa em Educação: a pesquisa-ação e seu potencial formativo. Unitri, 2005 (relatório de pesquisa).

PESSOA, Fernando. Poema XLVIII. O guardador de rebanhos e outros poemas (Alberto Caeiro). São Paulo: Cultrix, 1988. (poema também disponível em http://www.fabiorocha.com.br/pessoa.htm).

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice - o social e o político na pós-modernidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um Discurso sobre a Ciência. Porto, Portugal: Editora Afrontamento, 1987.

SELLTIZ, WRIGHTSMAN, COOK. Métodos de pesquisa nas relações sociais. vol. 1, 2 e 3. 2. ed. bras. São Paulo: EPU, 1987.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.