Banner Portal
Indisciplina, incivilidade e cidadania na escola
PDF

Palavras-chave

Educação. Indisciplina. Incivilidade. Cidadania.

Como Citar

GARCIA, Joe. Indisciplina, incivilidade e cidadania na escola. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 124–132, 2010. DOI: 10.20396/etd.v8i1.1112. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1112. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute algumas relações entre indisciplina, incivilidade e cidadania na escola. Inicialmente abordamos algumas questões sobre disciplina e educação, e exploramos a noção de indisciplina como um modo de ruptura nas relações pedagógicas. A seguir discutimos a noção de incivilidade, recorrendo ao pensamento do sociólogo francês Bernard Charlot. Buscamos traçar uma relação entre incivilidade e indisciplina na escola. Também abordamos o conceito de cidadania, explorando alguns dos seus significados no cenário educacional. Ao final, analisamos a possibilidade das incivilidades estarem a comunicar algo ao projeto educacional, civilizatório das escolas, e recorremos à noção de reconhecimento, a qual nos parece promissora para avançar as noções de cidadania, respeito, civilidade, educação e disciplina nas escolas. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i1.1112
PDF

Referências

ABRAMOVAY, M. et al. Violência nas escolas. Brasilia: UNESCO, 2004.

CHARLOT, B. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p. 432-443, jul/dez 2002.

DANNELLS, M. From discipline to development. Washington: The George Washington University, 1997.

ESTRELA, M. T. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. 2. ed. Porto: Porto, 1994.

GARCIA, J. Indisciplina na Escola: uma reflexão sobre a dimensão preventiva. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 95, p. 101-108, jan./abr. 1999.

NOGUEIRA, I. A violência nas escolas e o desafio da educação para a cidadania. Trabalho apresentado na 23a. Reunião Anual da ANPED, Caxambú, 2000.

PRAIRAT, E. La sanction en éducation. Paris: PUF, 2003.

SENNETT, R. Respeito: a formação do caráter em um mundo desigual. Rio de Janeiro: Record, 2004.

VASALLO, C. F. La indisciplina como desencadenante de la reforma de los Colegios Mayores salmantinos en 1771. Historia de la Educación, Salamanca, n. 21, p. 119-132, 2002.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.