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As tecnologias da informação e comunicação na educação: reprodução ou transformação?
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Palavras-chave

Tecnologia da informação e da comunicação. Educação a distância. Planejamento didático-pedagógico.

Como Citar

RAMOS, Daniela Karine. As tecnologias da informação e comunicação na educação: reprodução ou transformação?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 44–62, 2011. DOI: 10.20396/etd.v13i1.1165. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1165. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A incorporação das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensinar e aprender requer um constante movimento de reflexões, questionamentos e discussões, pois seu potencial emancipador e de transformação implica repensar aspectos didáticos, dimensionar seus potenciais e suas fragilidades. Nesse sentido, este artigo apresenta a concepção das tecnologias aplicadas à educação, propõe reflexões sobre o papel das TIC na educação, problematiza as dimensões de espaço e tempo pedagógico, para então discutir o papel e a importância do planejamento na modalidade presencial e a distância.

https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1165
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