Banner Portal
Apontando para a lua: ensinando e aprendendo sem resistência
PDF

Palavras-chave

Pedagogia. Psicanálise. Psicanálise e narrativa. Resistência. Limiaridade.

Como Citar

MASSÉ, Michelle. Apontando para a lua: ensinando e aprendendo sem resistência. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 238–245, 2011. DOI: 10.20396/etd.v13i1.1176. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1176. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Professores com frequência se apegam a narrativas nas quais a resistência dos alunos a nosso ensino marca a evitação das verdades ofertadas por nossos cultos selves. Nas contra-narrativas dos alunos, a resistência pode se metamorfosear em uma história sobre a recusa, por questão de princípios, de figuras poderosas tentando forçá-los para instâncias que não eles mesmos. Ambas as histórias têm fortes dimensões temporais nas quais um encerramento, mesmo se ele vem décadas mais tarde, revela que uma parte ou a outra foi, de fato, influenciada e se transformou, tendo ou não tal transformação ficado evidente ao final do semestre. Meu interesse aqui é em como problematizar o encerramento prematuro, trabalhando, em vez disso, no âmbito da suspensão do limiar de tempo de saber/não saber para professor e aluno.

https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1176
PDF

Referências

SEDGWICK, E. K. Touching feeling: affect, pedagogy, performativity. Durham NC: Duke University Press, 1995.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.