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As representações sociais das condições de trabalho que causam desgaste aos professores estaduais paranaenses
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Palavras-chave

Trabalho docente. Desgaste. Representação social.

Como Citar

ROSSO, Ademir José; CAMARGO, Brigido Vizeu. As representações sociais das condições de trabalho que causam desgaste aos professores estaduais paranaenses. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 269–289, 2011. DOI: 10.20396/etd.v13i1.1180. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1180. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

As representações sociais (RS) sobre as situações do trabalho docente geradoras de desgaste mental são investigadas segundo as abordagens teóricas de Moscovici e Abric. As informações foram coletadas mediante questionário (N=128), solicitando a evocação de situações geradoras de desgaste mental e, posteriormente, em entrevista (N=38), procedeu-se à tiragem sucessiva das evocações mais frequentes. As informações censitárias foram analisadas com o auxílio do SPSS; as evocações, pelo EVOC e SIMI; e as justificativas à primeira evocação, pela análise de conteúdo. Em ordem crescente são evocadas situações relativas a sentimentos, apoio, ambiente de trabalho, materialidade e centralizando a recepti¬vidade da docência; são destacados os fatores da sindicalização, do estágio da carreira, da formação, do sexo e do vínculo empregatício na constituição da RS. A coleta e a análise das informações revelam uma RS centrada no reconhecimento da docência, sendo nomeados o desinteresse, o desrespeito, a indisciplina e as salas lotadas como as situações que mais desgastam os docentes em seu trabalho.

https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1180
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