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Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação
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Palavras-chave

CAQDAS. Pesquisa em educação. Pesquisa qualitativa. Análise de dados. Software.

Como Citar

LAGE, Maria. Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 42–58, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i2.1187. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1187. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as possibilidades, contribuições e os cuidados necessários para a utilização dos softwares de apoio a análise de dados qualitativos (computer assisted qualitative data analysis software – CAQDAS) em pesquisas na área de Educação. Os aplicativos do tipo CAQDAS têm sido utilizados nas pesquisas em ciências sociais desde 1980, notadamente na Europa e Estados Unidos. No Brasil, a utilização ainda é pequena, mas começa a ganhar força, especialmente pela popularização do uso de recursos computacionais e internet no ambiente acadêmico. O trabalho apresenta uma visão geral dos softwares tipo CAQDAS, discute as possibilidades de aplicações na pesquisa em Educação e os aspectos que precisam ser observados quando da seleção de uma ferramenta deste tipo. Para ilustrar as possibilidades de aplicação destes softwares são apresentadas três pesquisas brasileiras na área de Educação.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i2.1187
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