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Um corpo na dança contemporânea brasileira: percurso de rupturas e afirmações
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Palavras-chave

Dança. Dança contemporânea. História da dança. Bailarina.

Como Citar

VILELA, Lilian. Um corpo na dança contemporânea brasileira: percurso de rupturas e afirmações. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 93–112, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i2.1190. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1190. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este texto faz parte de uma pesquisa de doutorado realizada no Laborarte/ UNICAMP, com foco central na história de vida artística de Denise Stutz, bailarina brasileira, e seu percurso de atuação desde a década de 1970 até os dias atuais. O recorte aqui refere-se ao seu período de questionamento com a dança e sua experiência no campo teatral e da performance, em um momento de ruptura estética e existencial. Esta pesquisa alia voz e corpo em seus aspectos sensíveis, adotando como procedimento metodológico na pesquisa qualitativa, a transcriação de suas narrativas orais e as análises de movimento integradas às análises de espetáculo das narrativas cênicas de obras de referência na trajetória da bailarina. Costurando as reflexões estéticas vividas e encenadas podemos constatar a potência da arte da dança como modo de percepção, transformação e criação de si mesmo, e desta dança como discurso pronunciado pelo corpo-sujeito no mundo e para o mundo circundante.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i2.1190
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