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Disposições aos sacrifícios da escolarização: trajetórias de jovens das classes populares
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Palavras-chave

Escolarização. Pré-vestibular. Acesso ao ensino superior. Identidade.

Como Citar

CORREA, Lajara Janaina Lopes; ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. Disposições aos sacrifícios da escolarização: trajetórias de jovens das classes populares. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 420–441, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i1.1261. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1261. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo aborda as trajetórias de sete jovens pertencentes aos grupos populares, ex-alunos do curso pré-vestibular Herbert de Souza, situado na cidade de Campinas, SP, que ingressaram em universidades prestigiosas. Com a pesquisa, procuramos identificar: (i) como esses jovens interpretam e avaliam suas experiências educacionais e escolares; (ii) pontos nestas trajetórias que (não) contribuíram para a longevidade escolar;  e (iii) efeitos da frequência ao cursinho sobre os estudantes. Para atingir estes objetivos, realizamos entrevistas semiestruturadas com os jovens e pesquisa documental sobre o cursinho. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, os entrevistados não foram escolhidos segundo critérios estatísticos, mas de forma intencional; priorizamos o critério de rede, pelo qual os próprios depoentes indicam outros para serem entrevistados, criando uma comunidade de argumentos. Destacamos, neste artigo, como resultado da pesquisa, a importância de experiências escolares no processo de construção e de reconstrução da identidade dos que delas participam.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1261
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