Banner Portal
C3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educação
PDF

Palavras-chave

Arte ativista. Arte educação.

Como Citar

EÇA, Teresa Torres de. C3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 495–506, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i3.1268. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1268. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo irá apresentar algumas perspectivas sobre arte-educação ativista e pesquisa participativa. A plataforma Inter-ACCION realizada por educadores de arte é descrita como um exemplo de processos de arte-educação utilizando conceitos como a/r/tography; investigação colaborativa, interatividade; entre-lugares e compromissos sociais. Tais conceitos são desenvolvidos pelos artistas/professores/pesquisadores e pelo grupo Inter-Ação denominado C3 nas suas ações e teorias através de fazer e gravar eventos de arte-educação, a fim de tornar o ensino de artes mais visível na sociedade usando ferramentas de coleta de dados, tais como vídeo, fotografia , texto e desenho e análise de dados usando o processo com base artística para a geração de reflexão, codificação e teoria.
https://doi.org/10.20396/etd.v15i3.1268
PDF

Referências

AGRA-PARDIÑAS, Maria Jesus; MESÍAS LEMA, José Maria . Questions before the words an educational space, a stimulating space. International Journal of Education Through Art, Bristol, UK, v.7, n.1, p. 7–26, 2011.

CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, 1., Porto, 2008. Atas digitais do... Porto: APECV, 2008. Disponível em: http://www.apecv.pt/pareceres/conclusoesCIAEA2008.pdf. Acesso em: 01 mar. 2013.

EÇA, Teresa Torres de; AGRA-PARDIÑAS, Maria Jesus; TRIGO, Cristina. Transforming practices and inquiry in between arts, arts education and research, International Journal of Education through Art, Bristol, UK, v.8, n.2, p.183–190, 2012.

FREIRE, Paulo. Education for critical consciousness, New York: Seabury. 2012. IRWIN, Rita L.; COSSON, Alex de. (Ed.). A/r/tography: rendering self through arts based living inquiry, Vancouver: Pacific Educational Press, 2004.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.