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Meio-ambiente ou (meio-ambiente): o desafio da educação frente ao paradoxo ambiental
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Palavras-chave

Educação ambiental. Meio-ambiente. Crise.

Como Citar

FORTUNATO, Ivan. Meio-ambiente ou (meio-ambiente): o desafio da educação frente ao paradoxo ambiental. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 386–394, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i3.1304. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1304. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é um ensaio sobre Educação Ambiental. Foi produzido após um lustro de estudos e reflexões interdisciplinares, desenvolvidos em programas de pós-graduação. O objetivo principal deste trabalho é elucidar questões fundamentais a respeito do estado planetário referido como crise ambiental, tratando especificamente do papel da educação no enfrentamento desta crise. Aqui, apresentamos a ideia de que a percepção e a compreensão sobre o meio-ambiente encontram-se, paradoxalmente, segregadas em duas grandes vertentes distintas e contraditórias, que nomeamos aqui como “meio-ambiente sem parênteses” e “meio-ambiente entre parênteses”. Ao final, espera-se compartilhar uma visão qualificada Educação Ambiental enquanto dimensão histórica, crítica e transformadora do próprio meio-ambiente, ao mesmo tempo em que se deseja motivar futuras pesquisas, ainda mais densas.

https://doi.org/10.20396/etd.v16i3.1304
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