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A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência
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Palavras-chave

Educação ambiental. Curso de formação de professores. Metodologias.

Como Citar

WOLLMANN, Ediane Machado; SOARES, Félix Alexandre Antunes; ROSSI, Daniela Sastre; LIMA, Ana Paula Santos de. A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 532–550, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i3.1313. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é estabelecida como uma dimensão da educação e precisa ser trabalhada em todos os níveis de ensino. Além disso, deve ser considerada como uma educação política que permita aos cidadãos reivindicar seus direitos e deveres. Diante disso, este estudo apresenta a descrição de um Curso de Formação realizado com docentes da rede pública de ensino, que teve por objetivo auxiliá-los na inserção e prática da EA em uma perspectiva interdisciplinar. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, com abordagem descritiva-qualitativa, realizada com professores de uma escola estadual no município de Santa Maria - RS. O Curso de Formação foi dividido em três etapas: 1) Apresentação e problematização; 2) Desenvolvimento, explanação de temas e metodologias; 3) Elaboração de planos de aula. Os resultados obtidos demonstraram que os sujeitos habitualmente abordavam a EA em suas disciplinas, embora muitas vezes não soubessem como construir um trabalho interdisciplinar e dar continuidade a este. Por meio da capacitação os docentes puderam ampliar suas percepções sobre EA, além de conhecer novas estratégias metodológicas (Metodologia da Problematização e Oficinas Temáticas) para auxiliá-los em suas práticas pedagógicas. 

https://doi.org/10.20396/etd.v16i3.1313
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