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Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade
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Palavras-chave

Educação ambiental. Políticas públicas. Sustentabilidade.

Como Citar

GONÇALVES, Ana do Carmo Goulart; DIAS, Cleuza Maria Sobral; MOTA, Maria Renata Alonso. Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 551–569, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i3.1314. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1314. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e que objetivou compreender os deslocamentos operados nas políticas públicas concernentes ao ciclo da infância. O estudo encontra-se ancorado na perspectiva pós-estruturalista e elege, Foucault e Guattari para subsidiá-la. Quanto às ferramentas analíticas, utilizam-se os conceitos foucaultianos de biopolítica e governamento. Destaca-se o conceito de governamentalidade enquanto uma ferramenta potente, capaz de oferecer pistas para problematizar as implicações das políticas públicas aqui abordadas. O estudo desenvolve uma análise a partir da documentação oficial concernente aos três primeiros anos do Ensino Fundamental e, para compor o corpus analítico, foram selecionados documentos alusivos ao Ciclo da Infância e ao Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE - Escolas Sustentáveis. Neste trabalho faremos referência a um dos eixos de análise: "O alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade". Argumentamos que os modos de ser e de estar em um contexto contemporâneo parecem, cada vez mais, pautados por formas de viver "sustentáveis e ecologicamente corretas", e que a razão de estado neoliberal se apropria de tais discursos, em especial no tocante  à produção de sujeitos infantis com mais competências e habilidades. Para tanto a escola, considerada como um locuscentral, é capaz de produzir subjetividades. Concluímos, que as políticas públicas, em consonância com tais discursos, alargam as funções da escola para fabricar uma infância voltada para um mercado desenhado por uma racionalidade política neoliberal.
https://doi.org/10.20396/etd.v16i3.1314
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