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Cultura digital jovem: as TIMS invadem as periferias, e agora?
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Palavras-chave

Cultura digital jovem. Cultura escolar. Jovens de periferia. Produção audiovisual.

Como Citar

NOGUEIRA, Márcia Gonçalves; PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Cultura digital jovem: as TIMS invadem as periferias, e agora?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 268–286, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i2.1319. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1319. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O Objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão da literatura sobre Cultural Digital Jovem e as transformações provocadas pela disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem FIO (TIMS) nas periferias da região metropolitana do Recife. Para tanto, buscamos identificar como jovens de periferia, estudantes do ensino médio de uma escola pública, vivenciam a Cultura Digital (SANTAELLA, 2003; COSTA, 2002, LEMOS, 2005) em diferentes espaços sociais; dentre eles a escola, palco de muitas tensões e conflitos geracionais e de linguagem quanto ao uso social e cultural desses dispositivos móveis. Destacamos algumas abordagens teóricas relativas ao fenômeno da comunicação móvel e o conceito de Cultura Digital, adotado nesse trabalho. Propondo uma reflexão sobre o papel da escola (CANDAU, 2009; SACRISTÁN, 1996; GÓMEZ, 2001) no atual contexto social de constantes transformações culturais e multimodalidade linguística da era digital. E, por fim, apresentamos um exercício de olhar sobre as Culturas Juvenis (PAIS, 2003, ABRAMO, 1997; DAYRELL, 2003; MELUCCI, 1997), a partir de diferentes teóricos, para melhor compreender os múltiplos trânsitos percorridos pelos jovens pesquisados para se expressar e dar sentido as suas produções audiovisuais, mediadas pelas TIMS.  Essa discussão teórica foi utilizada na dissertação de mestrado em Educação Matemática e Tecnológica de Nogueira (2014). Assim sendo, esperamos contribuir para novas pesquisas sobre Cultura Digital Jovem em contexto de periferia.

https://doi.org/10.20396/etd.v16i2.1319
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