Banner Portal
Repensando a relação entre dependência, desenvolvimento e educação
PDF

Palavras-chave

Dependência. Desenvolvimento. Educação.

Como Citar

MELO, Adriana Almeida Sales de. Repensando a relação entre dependência, desenvolvimento e educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 71–78, 2010. DOI: 10.20396/etd.v1i1.541. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/541. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esta comunicação de Pesquisa foi elaborada para apresentação na disciplina Política Educacional Brasileira, coordenada pela Profa Dra Maria Elizabete S. P. Xavier, da Faculdade de Educação da UNICAMP, em 1999. Tendo como mote a discussão entre dependência, desenvolvimento e políticas educacionais no Brasil nas últimas décadas, o texto de Lídia Goldenstein (1994), nos foi sugerido como básico e de fundamental importância para a retomada de uma análise histórica sobre estes temas. Neste texto são propostos elementos para a analise das indicações teórico-metodológicas que a autora faz das origens da "teoria da dependência" no nosso país. Procuramos também realizar e comentar as leituras básicas indicadas no texto de Goldenstein com a intenção de discutir a atualidade do tema em nossas novas condições materiais de existência histórica.

https://doi.org/10.20396/etd.v1i1.541
PDF

Referências

BIELSCHOWSKY, Ricardo. 50 años del pensamiento de la CEPAL : una reseña. In: LOUREIRO, Maria Rita (Org.). 50 anos de ciência econômica no Brasil (1946-1996): pensamentos, instituições, depoimentos. Petrópolis: Vozes, 1997.

CARDOSO, F. H. & FALETTO, Enzo. Dependência e desenvolvimento na América Latina: ensaio de interpretação sociológica. 6.ed. Rio de Janeiro : Zahar, 1981.

CHOSSUDOVSKY, Michel. A globalização da pobreza: impactos das reformas do FMI e do Banco Mundial. Trad. Marylene Pinto Michael. São Paulo: Moderna, 1999.

GOLDENSTEIN, Lídia. Repensando a dependência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

MELLO, João Manuel Cardoso de. O capitalismo tardio: contribuição à revisão crítica da formação e do desenvolvimento da economia brasileira. 4.ed. São Paulo : Brasiliense, 1986.

MELO, Adriana A. Sales de. Educação e hegemonia no Brasil de hoje. Maceió: EDUFAL, 1998.

EREIRA, Luiz Carlos Bresser. Interpretações sobre o Brasil. In: LOUREIRO, Maria Rita (Org.). 50 anos de ciência econômica no Brasil (1946-1996): pensamentos, instituições, depoimentos. Petrópolis: Vozes, 1997.

RODRIGUÉZ, Octavio. Teoria do subdesenvolvimento da CEPAL. Rio de Janeiro: Forense, 1981.

TAVARES, Maria da Conceição. Da substituição de importações ao capitalismo financeiro: ensaio sobre a economia brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.