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Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela
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Palavras-chave

Educação - planejamento. Projetos de sociedade e educação. América latina. Década de 90. Neoliberalismo e democracia.

Como Citar

MELO, Adriana Almeida Sales de. Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 89–100, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i1.563. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/563. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Iniciada em março de 1999, esta pesquisa está se desenvolvendo como elemento de meu doutorado em educação. Este trabalho também faz parte do Projeto CORI/MERCOSUL, área temática Educação, desde 1999. Esta investigação tem como tema central a relação entre os diversos projetos de sociedade e de educação dos principais sujeitos políticos coletivos que planejam e atuam na direção atual das políticas educacionais dos países da América Latina. Pretendemos analisar o processo de transição e consolidação democrática do Brasil, Argentina, Chile e Venezuela; bem como o redirecionamento das políticas educacionais nestes ambientes culturais, no sentido de esclarecer as contradições entre as demandas e objetivos dos sujeitos políticos coletivos locais e internacionais em seu movimento de construção de um projeto hegemônico de sociedade e de educação; ora neoliberal, ora democrático de massas. Este tipo de análise pode trazer contribuições reais no sentido da construção e sistematização de elementos de integração entre as diversas identidades históricas e culturais dos nossos países; interferindo sob a forma de novas categorias de investigação, no nosso planejamento e ação educacionais locais. 

https://doi.org/10.20396/etd.v2i1.563
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