Resumo
Neste trabalho são descritos alguns dos vários tipos de uso que um surdo pode fazer da Internet. Para tal iniciamos com uma apresentação resumida sobre a história da Internet, seguida por um panorama geral sobre a condição de vida dos surdos ao longo da história da humanidade até os dias de hoje. Com base nisso, são apresentados vários recursos que a Internet pode oferecer aos surdos, no sentido de potencializar-lhes independência e melhor acesso à informação/ comunicação. Também são discutidas algumas novas potencialidades que ela pode prover a esta parte da população em um futuro próximo, através da sua evolução técnica e do surgimento e desenvolvimento de outras tecnologias.
Referências
COM TODOS OS SENTIDOS – São Paulo. Revista do Ensino Superior - ano 2, nº. 19, março de 2000.
Deaf History Page. Disponível na World Wide Web: http://www.atkosoft.com/deafhist.htm [capturado em: julho de 2000]
Encontro Nacional de Surdos que se Conheceram na Internet, 17/06/2000, São Paulo FENEIS.
Entrevista/apresentação feita com as surdas Patricia Hipolito de Alexandria Silva Nunes e Regiane Pinheiro Agrella, no dia 8 de agosto de 2000, na Faculdade de Educação da Unicamp.
FREIRE, A. Aquisição de Português como segunda língua: uma proposta de currículo. Rio de Janeiro. Revista Espaço/INES - junho/98. P.46-52.
GOLDFELD, M. A Criança Surda - Linguagem e Cognição numa perspectiva sócio-interacionista. Editora: Plexus, 1997.
History Through DEAF EYES a social history exhibition - Gallaudet University. Disponível na World Wide Web: http://www.gallaudet.edu/~deafeyes/ [capturado em: julho de 2000]
HOWE, W., A Brief History of the Internet., 2000. Disponível na World Wide Web:
http://www0.delphi.com/navnet/history.html [capturado em: julho de 2000]
JONE, Telecommunications & Multimedia Encyclopedia, Computers: History and Development. Disponível na World Wide Web: http://www.digitalcentury.com/encyclo/update/comp_hd.html [capturado em: julho de 2000]
LANE, H. A Máscara da Benevolência: A comunidade surda amordaçada. Lisboa. Instituto Piaget, 1992.
LURILLARD, D. The Changing University, 1996. Disponível na rede WWW no endereço: http://itech1.coe.uga.edu/itforum/paper13/paper13.html [capturado em: janeiro de 2001]
MCLELLAN, H. Vitual Realities. Handbook of Research for Educational Communications and TECHNOLOGY - Cap. 15 - New York, 1996.
MONTEIRO, P. Com todos os sentidos. Revista Ensino Superior. Ano 2, nº. 19, março de 2000.
PONTES, A. M. e Orth, A. I. Uma proposta de interface de software orientada à linguagem de sinais, 1999.
REVISTA DA FENEIS. Ano I, números (janeiro/março de 1999) e 2 (abril/junho de 1999); Ano II, números 6 (abril/junho de 2000) e 8 (outubro/dezembro de 2000). Rio de Janeiro.
SÁ, N. R. L. Educação de Surdos: A caminho do Bilinguismo. Niterói. Editora: EdUFF, 1999.
SACKS, O. Vendo Vozes: Uma jornada pelo mundo dos surdos. Editora: Companhia de Letras, 1989.
SANTAROSA, L. M. C. e Lara, A. T. S. (online) Telemática: um novo canal de comunicação para deficientes auditivos, RIBIE 1996. Disponível na World Wide Web através do NIEE http://www.niee.ufrgs.br/.
SOARES, M. Letramento: Um Tema em Três Gêneros. Belo Horizonte. Editora: Autêntica, 2000 – 2º edição.
SVARTHOLM, K. Aquisição de segunda língua por surdos. Rio de Janeiro. Revista Espaço/INES junho/98. P.38-45.
TANENBAUM, A. S., Computer Networks - Third Edition, Prentice Hall, 1996.
VALENTINI, C. B. As novas tecnologias da informação e a educação de surdos. In: SKLIAR,C (org.). Atualidade da educação bilíngüe para surdos. Porto Alegre. Editora: Mediação, 1999.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.