Banner Portal
Habermas e a teoria do conhecimento
PDF

Palavras-chave

Teoria do conhecimento. Racionalidade. Modernidade e pós-modernidade.

Como Citar

MEDEIROS, Arilene Maria Soares de; MARQUES, Maria Auxiliadora de Resende Braga. Habermas e a teoria do conhecimento. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 1–24, 2008. DOI: 10.20396/etd.v5i1.627. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/627. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este estudo tem o propósito de discutir algumas questões levantadas por Habermas em: Conhecimento e Interesse, O Discurso Filosófico da Modernidade e Teoria de la Acción Comunicativa: complementos y estudios previos. A escolha por essas três obras, de cunho mais epistemológico, baseia-se na representatividade delas para a compreensão e aprofundamento de questões que tratam da teoria do conhecimento, da superação paradigmática da filosofia da consciência pela filosofia da linguagem e da concretização de seu projeto de modernidade via a possibilidade da ampliação do conceito de racionalidade. É inegável a grande contribuição de Habermas na teoria do conhecimento, na compreensão das sociedades capitalistas avançadas e na radicalização de uma razão que se faz fundamentalmente emancipatória. 

https://doi.org/10.20396/etd.v5i1.627
PDF

Referências

ARAGÃO, Lúcia Maria de Carvalho. Razão comunicativa e teoria social crítica em Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.

FREITAG, Bárbara. A teoria crítica: ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense, 1986.

GOERGEN, Pedro L. A crítica da modernidade e educação. Pro-Posições, Campinas, v.7, n.2 [20], jul., 1996.

GUESS, Raymond. Teoria crítica: Habermas e a Escola de Frankfurt. Campinas: Papirus, 1988.

HABERMAS, Jürgen. Teoria de la acción educativa: complementos y estudios previos. Madrid: Catedra, 1997.

HABERMAS, Jürgen. O Discurso filosófico da modernidade. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 2000.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e Interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

MARQUES, Maria Auxiliadora de Resende Braga. Construção do conhecimento na Universidade: paradoxos entre os ambientes de ensino, pesquisa e extensão na área de Ciências Agrárias. 2002. 244p Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2003.

MEDEIROS, Arilene Maria Soares de. Administração educacional: definição de uma racionalidade administrativa democrática e emancipatória. 2002. 197f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2003.

MÜLH, Eldon Henrique. A racionalidade comunicativa e educação emancipadora. 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

SIEBEICHELER, Flávio Beno. Jürgen Habermas: a razão comunicativa e emancipação. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.