Banner Portal
Política educacional, ensino superior público e pesquisa academica: um jogo de xadrez encassinado
PDF

Palavras-chave

Pedagogia da exclusão. Política educacional. Pesquisa acadêmica. Setor produtivo. Capital-público-privado.

Como Citar

ALMEIDA, Maria de Lourdes; SILVA, Paulo Marcos. Política educacional, ensino superior público e pesquisa academica: um jogo de xadrez encassinado. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 143–155, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i2.650. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/650. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste texto pretendemos abordar criticamente algumas dimensões da configuração das políticas educacionais, no discurso neoliberal, tendo como foco de análise a pesquisa desenvolvida na UNIVERSIDADE PÚBLICA no final do século XX e inicio do século XXI. Na seqüência, apresentaremos algumas considerações gerais sobre como se constrói a retórica neoliberal no campo educacional. Nosso objetivo foi o de questionar a forma do Estado Neoliberal, pensar e projetar a política educacional na pesquisa acadêmica desenvolvida pela Universidade Pública. Finalizaremos destacando algumas das mais evidentes conseqüências dessa farsa rotulada pelo Banco Mundial, BIRD e FMI de Pedagogia da Inclusão (uma inclusão que exclui) promovida pelos discursos educacionais em prol da construção de uma cidadania outorgada! O caos educacional que estamos vivenciando possui lógica determinada pela Política Publica Educacional Internacional e Nacional. O que prevalece nesta era da irracionalidade é a sedimentação do padrão americano de pesquisa. A des-construçao da participação do intelectual na práxis social contribui para que a Academia perca sua identidade e contribua ainda mais para a reprodução da desigualdade social e afirmação da Pedagogia da Exclusão. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.650
PDF

Referências

FRIEDMAN, M. Capitalismo e liberdade. São Paulo: Ed. Arte Nova. 1977.

GOERGEN, P. A. Avaliação Universitária na Perspectiva da Pós-Modernidade, In: SOBRINHO, J. D.; RISTOFF, D. I. (Org.). Universidade desconstruída: avaliação institucional e resistência. Florianópolis: Insular, 2000, p.25.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 9.ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1995.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1995.

HAYEK, F. O caminho da servidão. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Globo, 1977.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

LICHA, I. La investigación y las universidades latino-americanas en el umbral del siglo XXI: los desafios de la globalización. Ciudad, 1996. (Colecíon UDUAL 7).

MARX, KARL. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Livraria Martins Fontes.1977.

MARX, KARL. Teses sobre Feuerbach.(III). In: MARX, K & ENGELS, F. Textos. São Paulo:Edições Sociais, 1977. v.03, p.118.

MARX, KARL. O Capital. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1985.

SAVIANI, D. Educação e questões da atualidade. São Paulo: Cortez, 1991. p. 98.

SAVIANI, D. A nova lei da educação. Campinas: Autores Associados, 1997.

SCHOPENHAUER, A. Sobre o fundamento da moral. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SILVA JÚNIOR, J. R.; SGUISSARD, V. Novas faces da educação superior no Brasil. Bragança Paulista: EUDUSF, 1999.

SMITH, A. A riqueza das nações. São Paulo: Nova Cultural, 1985. v. I.

VELHO, S. Relações universidade-empresa: desvelando mitos. São Paulo: Ed. Autores Associados. 1996.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.