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Para além do princípio da ortografia: uma perspectiva psicanalítica sobre as trocas na escrita
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Palavras-chave

Psicanálise. Ato falho. Escrita.

Como Citar

MONTEIRO, Francisca Paula Toledo; NASCIMENTO, Lilian Cristine Ribeiro. Para além do princípio da ortografia: uma perspectiva psicanalítica sobre as trocas na escrita. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, p. 59–73, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i0.713. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/713. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

No presente artigo abordamos as manifestações do ato falho na leitura e na escrita de uma criança com dificuldade de aprendizagem escolar, observada durante o processo clínico, tomando como referência o texto de Freud Sobre a Psicopatologia do Cotidiano. Desta forma, analisamos os supostos "erros" que ocorrem na escrita desta criança a partir de uma perspectiva psicanalítica, entendendo que o ato falho fala sobre uma verdade do sujeito. Tais reflexões possibilitaram uma nova forma de compreender "os erros" na fala e na escrita, além de nos impulsionar para uma mudança em nossa prática clínica. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i0.713
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Referências

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