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Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano
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Palavras-chave

Tecnologias da inteligência. Modelos de educação. Desenvolvimento humano. Competências.

Como Citar

SOFFNER, Renato Kraide; CHAVES, Eduardo Oscar de Campos. Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 77–84, 2008. DOI: 10.20396/etd.v6i2.775. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/775. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Existe um novo relacionamento entre o homem e a informação disponível no mundo hoje – e a tecnologia tem um papel a desempenhar neste contexto. A educação pode ser beneficiária deste novo momento da história humana, se puder se valer das tecnologias de informação e comunicação, já disponíveis, para a concepção e implementação de um novo modelo pedagógico, que privilegia a conversão de informação em conhecimento, além de suportar o desenvolvimento de competências e de potencial humano. Entendidas assim, as tecnologias da inteligência (ou de apoio ao desenvolvimento cognitivo) são, na verdade, tecnologias da aprendizagem. Os trabalhos pioneiros de Vannevar Bush em aparatos tecnológicos de tratamento da informação - associados a modelos de pensamento e cognição – e aprimorados pelos seus seguidores, serão os meios de realização de tal modelo inovador. 

https://doi.org/10.20396/etd.v6i2.775
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Referências

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