Resumo
O artigo visa partir da filosofia dos valores de Nietzsche para pensar a educação desde a consideração de que a avaliação dos valores é fundamental para concepções e conteúdos educacionais. A exposição principia pela discussão com Thomas E. Hart e seu livro Nietzsche, cultura and education (Nietzsche, cultura e educação), visando apresentar aproximações e distanciamentos com a análise empreendida; e, posteriormente, propõe investigar a relação entre educação e filosofia dos valores, desde suas perspectivas e consequências.
Referências
AZEREDO, V. Nietzsche e a dissolução da moral. 2 ed. São Paulo, SP: Discurso; Unijuí, 2003, 228 p.
AZEREDO, V. Os juízos de valor e a educação. Educação: Nietzsche, v. 2, p. 48-58, 2006.
DELEUZE, G. Nietzsche e a filosofia. Trad. Edmundo Fernandes Dias e Ruth Dias. Rio de Janeiro, RJ: Semeion, 1976. 170 p.
HART, T. A philosophy for education. In: HART, T. (Org.) Nietzsche, culture and education. Burlington: ASHGATE, 2009. p. 113-135.
HART, T. Nietzsche, culture and education. Burlington: ASHGATE, 2009. 138 p.
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. Trad. Mário da Silva. 2 ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981, 331 p.
NIETZSCHE, F. Ecce homo. Tradução de Paulo César de Souza, São Paulo: Companhia das Letras, 1995, 153 p.
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. Tradução de Paulo César de Souza, São Paulo: Brasiliense, 1987, 206p.
NIETZSCHE, F. Sämtliche werke: kritische studienausgabe. Berlim: Walter de Gruyter & Co., 1967; 1978. (v.15).
SMITH, R. Authenticity and higher education: the nietzschean university in the twenty-first century. In: HART, T. (Org.) Nietzsche, culture and education. Burlington: ASHGATE, 2009. p. 1-14.
VAN TONGEREN, P. Measure and Bildung. In: HART, T. (Org.) Nietzsche, culture and education. Burlington: ASHGATE, 2009. p. 97-112.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.