Banner Portal
Construção fílmica e educação: um olhar para o filme Santo Forte de Eduardo Coutinho
PDF

Palavras-chave

Educação. Cinema. Santo Forte.

Como Citar

SCARELI, Giovana. Construção fílmica e educação: um olhar para o filme Santo Forte de Eduardo Coutinho. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 103–123, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i1.844. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/844. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho apresenta um recorte sobre o filme Santo Forte do diretor Eduardo Coutinho, procurando desenvolver principalmente dois temas: a construção fílmica, trabalhando com a linguagem cinematográfica e o que isto implica nas escolhas que são feitas pelo diretor do filme, e algumas possibilidades de pensar a educação a partir de filmes ou com os filmes. Dessa forma, apresentamos a personagem D. Tereza, escolhida por ter mais tempo de filme e também por a considerarmos como um dos melhores exemplos para pensar na evolução de uma personagem, da sua capacidade de fabulação e transformação no filme, auxiliada pelo diretor em vários aspectos: tempo, forma de fazer as perguntas, movimento de câmera etc.. Após a exposição sobre a construção fílmica da personagem, podemos fazer várias considerações sobre educação, ao pensar nesta possibilidade de reflexão e transformação que os espectadores também podem sofrer diante de um filme, no encontro com uma outra cultura ou no momento que consegue se ver no outro.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.844
PDF

Referências

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

COMOLLI, J-L. A cidade filmada. Cadernos de Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro, ano 3, n. 4, 1997.

COUTINHO, E. Entrevista com Eduardo Coutinho. Entrevista concedida à Revista Contracampo. Disponível em: http://contracampo.com.br/11-12/frames.htm Acesso em: 06 dez. 2006.

COUTINHO, E. Entrevista concedida a Inácio Araújo e José Geraldo Couto. A cultura do transe. Caderno Mais da Folha de S. Paulo, 28 de novembro de 1999.

DA-RIN, S. Espelho partido. Rio de Janeiro, RJ: Azougue Editorial, 2004.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 11. ed. São Paulo, SP: Loyola, 2004.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. 27. reimp. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 2009.

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

GUIMARÃES, C. O rosto do outro: ficção e fabulação no cinema segundo Deleuze. In: LINS, D. (Coord.). Nietzsche e Deleuze: pensamento nômade. Rio de Janeiro, RJ: Relume Dumará; Fortaleza: Secretaria da Cultura e do Desporto do Estado, 2001.

GUIMARÃES, P. Ritos do reino de Deus: pentecostalismo e invenção ritual. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.

LINS, C. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2004.

STAM, R. O espetáculo interrompido: literatura e cinema de desmistificação. Trad. José Eduardo Moretzohn. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1981.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.