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A construção de uma identidade institucional: políticas educacionais e infância nos projetos pedagógicos do CEMEI do CAIC Prof. Zeferino Vaz
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Políticas educacionais. Educação infantil. Infância

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VALLEZI, Silvia. A construção de uma identidade institucional: políticas educacionais e infância nos projetos pedagógicos do CEMEI do CAIC Prof. Zeferino Vaz. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 414–426, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i2.8634864. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634864. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumen

O artigo analisa as múltiplas apropriações das normas institucionais, tomando como fonte os Projetos Pedagógicos elaborados no CEMEI do CAIC Prof. Zeferino Vaz entre 1995 e 2008. As ideias de Chartier fundamentaram a investigação sobre as representações e apropriações tendo em vista a materialidade dos documentos. O artigo intenta apreender as maneiras pelas quais os profissionais deram sentido às suas práticas, registrando-as e justificando-as a partir do uso criativo das normas federais e municipais que permearam a implantação da instituição no município de Campinas/SP. A análise do uso dos termos que referenciaram a infância nos documentos permite ver a percepção teórica, normativa e ideológica que fundamentou a elaboração dos documentos produzidos no interior da escola. Os modos pelos quais o conjunto de Projetos Pedagógicos foi formulado a partir da escolha dos elementos constitutivos da política educacional e das concepções de infância remetem às práticas cotidianas e possibilitam observar as formas de construção da cultura e da identidade institucional.

https://doi.org/10.20396/etd.v17i2.8634864
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Citas

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