Banner Portal
Uma cartografia que pode dançar
PDF

Palavras-chave

Educação geográfica. Oficina. Cartografia geográfica. Cartografia guattariana/deleuziana.

Como Citar

CAZETTA, Valéria; PREVE, Ana Maria Hoepers. Uma cartografia que pode dançar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 857–874, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i4.8646438. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Duas pesquisas em curso: “O que pode a cartografia e a geografia: investigações e invenções em educação” e “Geografias em corpos”. Em ambas, a cartografia está em pauta. Por um lado a cartografia como qualidade de acompanhar processos para que possamos dizer o que é preciso ser dito e, por outro, a cartografia da geografia, responsável por assegurar a produção de mapas ancorada na equivalência do espaço e sua representação. Do nosso encontro e do encontro das duas pesquisas elaboramos uma oficina na modalidade “Atividade Programada” oferecida para alunos do Programa de Pós Graduação em Educação, a fim de que nossas ideias de cartografia “falassem”, cartografamos a sala de aula onde o encontro acontecia. Movimentamos, antes, as noções de cartografia em pauta, para em seguida, como numa dança, fazer com que os oficineiros deslocassem-nas, oscilando entre uma e outra. “O que pode a cartografia de uma sala de aula?”, assim nos colocamos em ação para constituir meios de expressão de uma ideia, criando espaçamentos, nos e por seus corpos, descolados de contextos figurativos e representacionais asfixiantes da ciência maior. Disponibilizamos ao grupo materiais diversos, prestando atenção aos processos de constituição daqueles mapas, afinal, o que é uma sala de aula? Quais são seus planos? Estavam em questão as dificuldades encontradas para o começo do mapeamento, não só do modo de trazer à tona as cartografias daquela sala de aula, mas do modo como presentificá-las.
https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646438
PDF

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. A invenção do Nordeste e outras artes. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ALVAREZ, Johnny; PASSOS, Eduardo. Pista 7. Cartografar é habitar um território existencial. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 131-149. Disponível em: http://goo.gl/t6muUa. Acesso em: 07 set. 2016.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. 1. Introdução: Rizoma. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 1995. v.1. p. 17-50. Disponível em: http://goo.gl/jPCG2o. Acesso em: 07 set. 2016.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012. v. 5. Disponível em: http://goo.gl/6QjnJd. Acesso em: 07 set. 2016.

DELEUZE, Gilles. Conversações. 3. ed. Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro, Editora 34, 2013. Disponível em: http://goo.gl/2Nj5wA. Acesso em: 07 set. 2016.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2013. Disponível em: http://goo.gl/lFbgfA. Acesso em: 07 set. 2016.

GALLO, Sílvio; FIGUEIREDO, Gláucia Maria. Entre maioridade e menoridade: as regiões de fronteira no cotidiano escolar. Aprender – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, BA, v. 09, n. 14, p. 25-51. 2015. Disponível em: http://goo.gl/iupngX. Acesso em: 10 out. 2016. ISSN 1678-7846.

GIRARDI, Gisele. Entre obras de arte e cartografia geográfica: intercessores. In: COLÓQUIO IBÉRICO DE GEOGRAFIA, 4., 2014, Guimarães. Anais eletrônicos... APG/UMinho, 2014. v. 1. p. 488-493. Disponível em: http://goo.gl/SfCKlh. Acesso em: 07 set. 2016.

KASTRUP, Vírginia. Pista 2. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 32-51. Disponível em: http://goo.gl/t6muUa. Acesso em: 07 set. 2016.

KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Pista do comum. Cartografar é traçar um plano comum. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 15-41. Disponível em: http://goo.gl/a9vWxe. Acesso em: 07 set. 2016.

LARROSA, Jorge. A arte da conversa. In: SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença e se o outro não estivesse aí? Tradução de Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 211-216.

MASSCHELEIN, Jan. E-ducando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educação e Realidade, Porto Alegre, RS, v. 33, n. 01, p. 35-48. 2008. Disponível em http://goo.gl/RXDrLF. Acesso em: 05 mar. 2016. ISSN 2175-6236.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução de Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. 312 p.

NOVEMBER, Valérie; CAMACHO-HÜBNER, Eduardo; LATOUR, Bruno. Entrando em território arriscado. Terra Brasilis, n. 02, p. 01-26. 2013. Disponível em: http://goo.gl/PTiAvd. Acesso em: 12 fev. 2016.

PELBART, Peter Pál. Ecologia do invisível. In: PERBART, Peter Pál. A nau do tempo rei: sete ensaios sobre o tempo da loucura. Rio de Janeiro: Imago, 1993. p. 48-61. Disponível em: http://goo.gl/Y0XBeC. Acesso em: 07 set. 2016.

PREVE, Ana Maria Hoepers. Mapas, prisão e fugas: cartografias intensivas em educação. 2010. 347 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2010. Disponível em: http://goo.gl/3bKvd1. Acesso em: 07 set. 2016.

PREVE, Ana Maria Hoepers; RECHIA, Karen Christine. Outros mundos: perversão no planisfério político. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, n. 02, p.146-164. jan./jun. 2010. Disponível em: http://goo.gl/XvL7bh. Acesso em: 10 mai. 2016. ISSN: 1676-2592.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (Improvável) da Diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 312 p.

SZYMBORSKA, Wislawa. Mapa e outros três poemas. Tradução de Regina Przybycien. Folha de S. Paulo, São Paulo, SP, Ilustríssima, 27 jan. 2013. Disponível em: http://goo.gl/cmHXLR. Acesso em 10 jan. 2016.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.