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Escolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação: é possível falar em “Cinema de formação”?
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Palavras-chave

Cinema. Romance de formação. Metodologia de pesquisa.

Como Citar

MARCELLO, Fabiana Amorim; SEIBERT, Lisli. Escolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação: é possível falar em “Cinema de formação”?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 360–383, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i2.8647530. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647530. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste texto, nosso objetivo é pensar alguns pontos de contato entre literatura e cinema – ou, mais precisamente, como um modo de ser da literatura pode dar pistas sobre um modo de ser do cinema. Neste sentido, apontamos para as possibilidades que o (sub)gênero literário “romance de formação” insinua em termos de possibilidades metodológicas de pesquisa para o campo do cinema e da educação. Assim, interessa-nos mostrar como, ao eleger como central um sujeito que se (trans)forma por meio de uma narrativa imagética singular, na qual forma e conteúdo fazem-se indissociáveis, alguns materiais nos sugerem elementos para a composição de uma categoria que denominamos “filmes de formação” – e que, com isso, abre caminhos de análise voltados para um conceito que a nós, do campo da educação, é bastante caro, qual seja, aquele mesmo de formação.
https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8647530
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