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Notas sobre a escola dos Tupinambá de Olivença/BA
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Palavras-chave

Educação escolar. Estar na cultura. Povo indígena Tupinambá

Como Citar

SANTANA, José Valdir Jesus de; COHN, Clarice. Notas sobre a escola dos Tupinambá de Olivença/BA. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 3, p. 718–740, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i3.8648014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648014. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo pretendemos demonstrar, a partir de pesquisa etnográfica que temos realizado desde 2011 junto ao povo indígena Tupinambá de Olivença/BA, como o “estar na cultura” e “tornar-se forte na cultura” vão sendo produzidos a partir da escola e das relações que ela possibilita e articula, tanto interna quanto externamente, no movimento que multiplica a escola pelo Território Indígena, em especial pelas áreas de retomadas. A escola tem sido o lugar de produção de cultura, de pessoa, de parente, de “retomada” da tradição, de defesa do território e de atualização do que significa, para este povo, “estar na cultura”. Nesse sentido, “estar na cultura” para os Tupinambá se traduz no processo de construir coletividades. 

https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8648014
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