Resumen
Citas
BENTHAM, Jeremy. O Panóptico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CARVALHO, Alexandre Filordi de. Sociedade capitalista e produção disciplinar excludente: a atualidade de Vigiar e Punir na compreensão da função-sujeito contemporânea. In. CARVALHO, Alexandre Filordi de;
GALLO, Silvio (orgs.). Repensar a educação - 40 anos após Vigiar e Punir. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015, p. 175-207.
CLASTRES, Pierre. Arqueologia da violência. 3. ed. São Paulo: CosacNaify, 2014
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2010.
ENGUITA, Mariano F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: 1989.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade – 1: a vontade de saber. 6ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir – história da violência nas prisões. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 1991.
FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In: Ditos e Escritos, vol. III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001, p. 411-422.
FOUCAULT, M. Le corps utopique, les hétérotopies. Paris: Lignes, 2009.
FOUCAULT, Michel. O jogo de Michel Foucault. In: Ditos e Escritos, vol. IX. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014, p. 44-77.
GALLO, Sílvio. Pensar a escola com Foucault: além da sombra da vigilância In: CARVALHO, Alexandre Filordi de; GALLO, Silvio (orgs.). Repensar a educação - 40 anos após Vigiar e Punir. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015, p. 427-449.
GALLO, Sílvio; CARVALHO, Alexandre Filordi de. Des lycéens se constituent en « groupe sujet» - et réinventent une confiance politique. Revue Internationale d'Éducation Sèvres, n. 72, p. 137-146, 2016.
GÉLIS, Jacques. A individuação da criança. In. História da vida privada: da Renascença ao Século das Luzes. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 305-320
GUATTARI, Félix. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. Tradução de Suely Rolnik. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
GUATTARI, Félix. Lignes de fuite: pour un autre monde de possibles. La Tours d’Aigues: L’aube, 2011.
GUATTARI, Félix. De Leros à la Borde. Clamecy: Lignes/IMEC, 2012.
GUATTARI, Félix. Qu’est-ce que l’écosophie? Clamecy: Lignes/IMEC, 2013.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolíticas: cartografias do desejo. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. O aparecimento da escola moderna – uma história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 1982.
KANT, Imannuel. Sobre a pedagogia. 6.ed. Piracicaba: Editora Unimep, 2011.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola – uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre educação. Rio de Janeiro: PUC Rio/São Paulo: Loyola, 2003.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1992.
SCHÉRER, René. Émile Perverti. 2éme éd. Paris: Désordres, 2006.
SCHÉRER, René. Infantis. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SCHÉRER, René; HOCQUENGHEM, Guy. “Co-Ire”: álbum systématique de l’enfance. Recherches nº 22. 2e édition, Avril 1977.
SCHÉRER, René; LAGASNERIE, Geoffroy de. Après tout – entretiens sur une vie intellectuelle. Paris: Éditions Cartouche, 2007.
THOUREAU, Henry David. A desobediência civil. São Paulo: Companhia das Letras&Penguin, 2012.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.