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Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica
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Palavras-chave

Interculturalidade. Educação indígena. Formação de professores.

Como Citar

SILVA, Messias Furtado; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 4, p. 1036–1058, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i4.8650072. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650072. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo mobilizamos recursos de análise do discurso para analisar como indígenas de dois povos (Gavião e Surui Aikewara) percebem o papel do professor não indígena em sua formação acadêmica, visando compreender como estes veem a intervenção do professor, formado em outra cultura, com jeito de ser e viver diferente, em sua cultura. Investigamos, a partir de uma questão geradora, como o indígena percebe a relação indígena-não indígena na formação do professor indígena. Os resultados evidenciam o quanto o indígena valoriza a interculturalidade pautada no respeito e reconhecimento dos saberes de cada povo
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650072
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