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Uma pedagogia esquecida do amor
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Palavras-chave

Amor
Transferência
Mistério
Problema
Psicanálise.

Como Citar

VOLTOLINI, Rinaldo. Uma pedagogia esquecida do amor. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 363–381, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i2.8650360. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650360. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, trataremos da questão do amor como fato estrutural na educação e do obscurecimento de seu papel e peso na questão educativa, propiciado pelas teorias pedagógicas contemporâneas que, centradas na aprendizagem do aluno e seu desenvolvimento, deslocaram o papel do professor a uma posição tal na qual sua presença subjetiva não conta entre os elementos determinantes da aprendizagem ou da transmissão do conhecimento, contando apenas seu papel funcional de intermediário entre o aluno e o conhecimento.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650360
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