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Felicidade em gif
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Palavras-chave

Pedagogias culturais
Felicidade
GIF animado
Instagram Stories

Como Citar

SOUZA, Joana Dourado França de; COUTO, Edvaldo Souza. Felicidade em gif: pedagogias dos minivídeos em loop no instagram stories . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 4, p. 931–947, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i4.8655338. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655338. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa e teve como objetivo discutir usos e interações de perfis de jovens no Instagram por meio de publicações de GIFs na função Stories, recurso para compartilhamento de fotos e vídeos com duração de 24 horas na memória do aplicativo. O principal argumento é que esse grupo de jovens usufrui de saberes, de pedagogias que circulam nas mídias sociais digitais para performar a felicidade experimentada e/ou inventada no Instagram Stories. A fundamentação teórica considerou estudos nos campos das pedagogias culturais, da cibercultura aplicada à educação, notadamente, os estudos relacionados às redes sociais digitais e a era da mobilidade. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, de cunho netnográfico. O artigo conclui que os jovens estudados performam as experiências de felicidade vividas por meio de GIFs no Instagram Stories e, desta forma, trazem à tona pedagogias que constituem a funcionalidade e a rede social em questão.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655338
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