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Formação de trabalhadores da educação
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Palavras-chave

Trabalho
Atividade
Educação
Formação
Saúde

Como Citar

BARROS, Maria Elizabeth Barros de; MUNIZ, Helder Pordeus. Formação de trabalhadores da educação: pressupostos ético-epistemológicos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 250–272, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8655669. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655669. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O artigo aborda a experiência de um programa de formação realizado num município da região Sudeste do Brasil no campo da educação pública. O programa vislumbrou processos formativos no e pelo trabalho com o objetivo de implantar Comissões de Saúde do Trabalhador nas Escolas. Teve como pressupostos ético-epistemológicos a ergologia, formulada por Yves Schwartz, o conceito de saúde de Georges Canguilhem e a Pedagogia da Alternância como método estruturador do processo formativo. Visou conjugar formação-pesquisa-intervenção, com destaque para a experiência dos trabalhadores nas escolas. A experiência indicou a importância de se desenvolverem metodologias de pesquisa que ressaltem o conhecimento produzido pelos trabalhadores.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655669
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