Banner Portal
Tecnologias, múltiplas linguagens e práticas pedagógicas na formação superior a distância
PDF

Palavras-chave

Educação
Educação a distância
Tecnologia
Prática pedagógica

Como Citar

GARBIN, Mônica Cristina; OLIVEIRA, Édison Trombeta de. Tecnologias, múltiplas linguagens e práticas pedagógicas na formação superior a distância. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 44–63, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8656122. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656122. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O uso de tecnologias na educação deve considerar as especificidades da área do conhecimento para, então, propor a demanda de seu uso pedagógico (SHULMAN, 1986; 1987; KOEHLER; MISHRA, 2005; 2008; OLIVEIRA; PICONEZ, 2016).  Na Educação a Distância (EaD), os processos, metodologias e materiais costumam ser bastante padronizados, por questões de tempo e custos de produção. O presente artigo tem como objetivo identificar as práticas pedagógicas na EaD consideradas adequadas às áreas de conhecimento, considerando a visão de professores, alunos e mediadores. Para tanto, está em desenvolvimento uma pesquisa institucional em uma universidade pública virtual no Estado de São Paulo, que propõe o desenvolvimento de um modelo de oferta de disciplinas considerando as especificidades de cada área do conhecimento, tendo como base a tabela da Capes. Assim, após a organização das disciplinas ofertadas na instituição de acordo com as áreas do conhecimento, foram realizados grupos focais e aplicação de questionários com o público da universidade, para o levantamento das práticas pedagógicas mais adequadas para cada área. Será proposto um conjunto de práticas pedagógicas para cada área e espera-se que uma nova definição de modelo de oferta de disciplinas, com a participação de toda a comunidade acadêmica, gere possibilidades acordadas ao modelo pedagógico adotado pela instituição e que também sirvam de parâmetro inclusive para outras instituições, além de promover a melhoria da organização interna da instituição no processo de aprendizagem dos alunos.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656122
PDF

Referências

BAUMGARTNER, Karin. Strategies for hybrid course design in second-year German. Die Unterrichtspraxis / Teaching German, v. 48, n. 2, p. 211-228, 2015.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. São Paulo: Autores Associados, 2009.

BRASIL. Decreto no 9057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 26 maio 2017.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. (2014). Censo da Educação Superior. Brasília, 2018.

BROOKS, Michael. Developing effective undergraduate online history courses: an experiential model. Teaching History: A Journal of Methods, v. 40, n. 2, p. 73-86, 2015.

BROWN, Tim. Design thinking. Harvard Business Review, v. 86, n. 6, p. 84-92, 2008.

CRESWEL, John. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DEWEY, John. Vida e educação. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GARBIN, Mônica C.; OLIVEIRA, Édison Trombeta. Práticas docentes na educação a distância: um olhar sobre as áreas do conhecimento. Diálogo Educacional, v. 19, n. 60, p. 36-55, 2019.

HASHEY, A. I.; STAHL, S. Making online learning accessible for students with disabilities. Teaching Exceptional Children, v. 46, n. 5, p. 70-78, 2014.

KOEHLER, Matthew; MISHRA, Punya. What happens when teachers design educational technology? The development of technological pedagogical content knowledge. Journal of Educational Computing Research, v. 32, n. 2, p. 131-152, 2005.

KOEHLER, Matthew; MISHRA, Punya. Introducing TPCK. In: AACTE. Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) for Educators. Routledge: New York and London, 2008. p. 3-30.

KUOSA, Kirsi. et al. Interactive Visualization in tools to improve learning and teaching online learning environments. International Journal of Distance Education Technologies, v. 14, n. 1, p. 1-21, jan-mar. 2016.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1999.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

OLIVEIRA, Édison Trombeta de. EaD e ambientes virtuais de aprendizagem: dimensões Orientadoras para Seleção de Mídias. 2019. 177 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

OLIVEIRA, Édison Trombeta de; PICONEZ, Stela Conceição Bertholo. Balanço da publicação acadêmica sobre TPACK no Brasil (2008-2015) e suas correlações com os estilos de aprendizagem. In: MIRANDA, L. et al. (Org.). Estilos de aprendizagem e inovações pedagógicas. Santo Tirso: White Books, 2016. p. 105-119.

PLATTNER, Hasso; MEINEL, Christoph; LEIFER, Larry. Design thinking research – Studying Co-Creation in Practice. Springer, 2011.

REYNOLDS, L. et al. Library instruction and information literacy 2015. Reference Services Review, v. 44, n. 4, p. 436-543, 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SHNAIKAT, Khawla; ALQUDAH, Ayman. High-tech human-touch for online courses: Rules and principles for humanizing your online course. European Scientific Journal, v. 11, n. 16, p. 114-133, jun. 2015.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.

SILVERMAN, David. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2009.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.