Banner Portal
A oralidade na construção de um ethos decolonial Kaingang
PDF

Palavras-chave

Ethos Decolonial
Povos Originários
Kaingang

Como Citar

PIOVEZANA, Leonel; DILL, Fernanda Machado; BATTESTIN, Cláudia; TEDESCO, Anderson Luiz. A oralidade na construção de um ethos decolonial Kaingang. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 3, p. 677–696, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i3.8664214. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8664214. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A discussão central deste artigo, parte da reflexão sobre a constituição do ethos Kaingang. Trata-se, portanto, de pensar como as relações que constituíram o ethos histórico, foram marcadas por intensas e violentas interações e contínuos projetos de dominação com os povos originários. A investigação, é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico e documental, busca através da história oral, dar voz aos participantes indígenas.  É um estudo que objetiva compreender como o ethos dos povos originários pode ser um lugar de aconchego, de motivos ancestrais que regem a vida, neste caso, dos povos Kaingang. A constituição de um ethos decolonial Kaingang, consiste em assegurar seu protagonismo, autonomia e sentido comunitário na construção de um ethos do diálogo, do respeito e do reconhecimento ao ethos da pluralidade.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664214
PDF

Referências

ANCHIETA, José de. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões do padre José de Anchieta: 1554-1594. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1933.

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2009.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BAUMAN, Zygmunt. A ética é possível num mundo de consumidores? Trad. de Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2011.

DILL, Fernanda Machado. Caderno de campo: técnicas e notas de pesquisa sobre o povo Kaingang. Curitiba: Insigth. 2021.

DOM JOÃO III. Regimento de 1549. In: RIBEIRO, Darcy; MOREIRA, Neto e ARAUJO, Carlos de (orgs.). A fundação do Brasil. Petrópolis, Vozes, 1992.

FERNANDES, Ricardo Cid; PIOVEZANA, Leonel. Perspectivas Kaingang sobre o direito territorial e ambiental no sul do Brasil. Ambient. soc. [online]. 2015, vol.18, n.2, pp.111-128.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010 - Características gerais dos indígenas. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/terrasindigenas/ Acesso em: 30 de Janeiro de 2021.

FREITAS, Edinaldo. Fala de índio, história do Brasil: o desafio da etno-história indígena. História Oral, São Paulo, n. 7, p. 181-97, jun. 2004.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE – v.27, n.1, p. 109-121, jan./abr. 2011.

GEERTZ, C. Dilemas de la cultura: antropologia, literatura y arte en la perspectiva posmoderna. Barcelona: Gedisa. 2001.

LOZANO, J. E. Prática e estilos de pesquisa em história oral contemporânea. In: M. D. FERREIRA, Usos & abusos da história oral. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. p. 15-25.

KUPER, A. Cultura, diferença, identidade. In: A. KUPER, Cultura: a visão dos antropólogos. Tradução Mirtes Frange de Oliveira Pinheiros (p.287-318). Bauru: EDUSC. 2002.

MEIHY, J. C. Manual de história oral. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORIN, Edegar. O método 5: a humanidade da humanidade. Trad. Juremir Machado da Silva. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007. 309p.

NACKE, Aneliese. Os Kaingang: passado e presente. In: NACKE, Aneliese...et al. Os Kaingang no oeste catarinense: tradição e atualidade. Chapecó: Argos, 2007.

PIOVEZANA, Leonel. A educação no contexto indígena Kaingang. In: NACKE, Aneliese...et al.Os Kaingang no oeste catarinense: tradição e atualidade. Chapecó: Argos, 2007.

PORTELLI, A. O que faz a história Oral diferente. Proj. História, n.14, 1997.

QUIJANO, Aníbal. “Colonialidad del poder y clasificación social”. Journal of world-systems research, v. 11, n. 2, 2000, p. 342-386.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina; A colonialidade do saber: eurocentrismo e Ciências Sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Ed. Record RJ, 1993.

SANTOS, Jorge A.; BATTESTIN, Cláudia.; PIOVEZANA, Leonel. Paradojas interculturales en la formación de profesores indígenas del pueblo Kaingang. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 18, n. 59, p. 1222-1241, out./dez. 2018.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.

SILVA, L. A. A história Kaingang através do Ritual do Kiki. Santa Catarina em História, 11-23. 2011.

TOMMASINO, K., FERNANDES, R. C. Kaingang. Povos indígenas no Brasil, 2010. Disponível em: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/kaingang/288 . Acesso em: 16 de fevereiro de 2016.

TYLOR, E. Primitive Culture. Londres: John Mursay & Co. 1958.

VAZ, Henrique de Lima. Antropologia Filosófica II. São Paulo: Loyola, 1992.

VAZ, Henrique de Lima. Ética e cultura. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2004.

VAZ, Henrique de Lima. Raízes da modernidade. São Paulo: Loyola, 2002.

VEIGA, J. Organização Social e cosmovisão Kaingang: uma introdução ao parentesco, casamento e nominação em uma sociedade Jê Meridional. Dissertação (Mestrado em filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 1994.

YÁZIGI, E. Deixe sua estrela brilhar: criatividade em ciências humanas e no planejamento. São Paulo: CNPQ. 2005.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.