Resumo
O presente dossiê resulta de experiências, estudos e reflexões compartilhadas no II Colóquio Internacional Educación y Interculturalidad, promovido pela Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca (USAL/Espanha), em de abril de 2019, com o tema Interculturalidad e Inmigración: impactos y desafíos en la educación. A fim de contribuir com o debate acerca dos desafios que os processos migratórios contemporâneos apresentam ao campo educacional, é objetivo deste dossiê problematizar, refletir e sinalizar aportes para o pensamento filosófico-educacional contemporâneo, de modo a ampliar a capacidade de análise da realidade socioeducacional, reconhecendo a complexidade dos desafios e, ao mesmo tempo, as possibilidades formativas e de reaprendizagem cultural que as migrações e a diversidade cultural proporcionam.
Referências
FLEURI, Reinaldo M. (Org.). Intercultura e movimentos sociais. Florianópolis: MOVER / NUP, 1998.
TEIXEIRA, Paulo Eduardo; BRAGA, Antonio Mendes da Costa; BAENINGUER, Rosana Apresentação. In: TEIXEIRA, Paulo Eduardo; BRAGA, Antonio Mendes da Costa; BAENINGUER, Rosana (Org.). Migrações: implicações passadas, presentes e futuras. Marília: Oficina Universitária, São Paulo: Cultura acadêmica, 2012. p. 7-21.
WALSH, Catherine. Construir Interculturalidad. Consideraciones críticas desde la política, la colonialidad y los movimientos indígenas en Ecuador In: FULLER, N. (Ed.) (2002) Interculturalidad y política, desafíos y posibilidades. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú - Universidad del Pacifico-Instituto de Estudios Peruanos, 2002, p. 115-142.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Adecir Pozzer, Elcio Cecchetti, José María Hernández Díaz