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Imagens da África no cinema: o potencial da mídia no ensino de história
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Palavras-chave

Mídia na educação. Apartheid. Estudos culturais. Ensino de História.

Como Citar

FELIPE, Delton Aparecido; TERUYA, Teresa Kazuko. Imagens da África no cinema: o potencial da mídia no ensino de história. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 96–122, 2009. DOI: 10.20396/etd.v11i1.919. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/919. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma leitura crítica do conteúdo de dois filmes que abordam o preconceito racial. Foram selecionados os filmes: Um grito de liberdade e Sarafina o som da liberdade, como fonte de pesquisa. O objetivo é investigar os aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos da África, a fim de propor uma metodologia de análise fílmica, com base nos Estudos Culturais. De que maneira o cinema, ao mostrar os conflitos sociais gerados pelas leis raciais, pode contribuir para formar professores mais preparados e capazes de lidar com o racismo e o preconceito na sala de aula? No espaço escolar, esses filmes analisados na perspectiva de Douglas Kellner, Michel Foucault e Stuart Hall, podem ampliar a nossa compreensão sobre a lógica da dominação pela segregação racial e contribuir para mobilizar ações de valorização e de reconhecimento da história e cultura africana e afro-brasileiro. 

https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.919
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